A 36.ª edição do Campeonato de Portugal em Pista Coberta realizou-se no último fim de semana, em Pombal. Auriol Dongmo, no lançamento do peso, e João Coelho, nos 200 e 400 metros, estiveram em evidência. Miguel Monteiro bateu o recorde mundial de lançamento do peso adaptado.

Auriol Dongmo conquistou título de Portugal, com recorde internacional do ano. Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Auriol Dongmo foi a grande figura dos campeonatos nacionais de atletismo em pista coberta que decorreram, no fim de semana, no Expocentro de Pombal. A atleta do Sporting quebrou o recorde nacional duas vezes e estabeleceu a melhor marca internacional do ano, no lançamento do peso. Dongmo bateu o recorde nacional, que já era dela, no terceiro ensaio (19,68 metros). No último, fixou o recorde mundial de 2022, do lançamento do peso feminino, em 19,90 metros. Tal registo colocou sportinguista no primeiro lugar do ranking mundial.

No final da competição, em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo, Auriol Dongmo mostrou-se contente com o resultado, mas não satisfeita: “Tenho de melhorar cada vez mais, se quiser lutar pelas medalhas nos campeonatos do mundo. Para ir ao pódio, tenho de estar a lançar 20 metros e é para isso que estou a treinar” – é este o objetivo que a atleta lusa traça para o Campeonato do Mundo de Pista Coberta, a realizar-se no próximo mês de março, em Belgrado.

A prova dos 1.500 metros femininos foi vencida por Marta Pen Freitas, em 4m09s23. A atleta, que competiu como individual, ficou a 23 centésimos da marca de qualificação para o Mundial e não escondeu a frustração: “Estou a trabalhar bem nos treinos e a minha equipa técnica está a fazer um excelente trabalho, mas o atletismo é assim mesmo, uma luta contra o cronómetro e desta vez não venci. As marcas têm de sair na pista, não apenas no treino”. Nos homens, Isaac Nader, que já tinha levado a melhor no Campeonato Nacional de Equipas, venceu pela terceira vez o campeonato nacional, com a marca de 3m52s06 segundos.

Na especialidade dos 60 metros, Lorene Bazolo voltou a afirmar-se e já leva seis títulos de campeã nacional. A atleta do Sporting vai estar presente nos mundiais, mas, a cerca de três semanas da competição, admite que “ainda tem muito para corrigir”, a fim de alcançar o objetivo: “Bater o recorde pessoal”. Do lado masculino, Carlos Nascimento, também do Sporting, revalidou o título de campeão, mas não conseguiu a marca de qualificação para o campeonato do mundo, tendo ainda duas oportunidades para o fazer: “já na próxima semana, no Meeting de Madrid, ou, em último caso, no próximo fim de semana, em Lisboa”.

Na marcha, Rui Coelho, do Benfica, dominou e venceu a prova masculina. No final, o atleta destacou a importância dos Campeonatos de Portugal, para a sua participação nos 35 quilómetros da Taça do Mundo de Nações de Marcha Atlética, a realizar-se nos dias 4 e 5 de março, em Omã. A prova feminina foi vencida por Ana Cabecinha. A atleta do C.O. Pechão venceu pela 11.ª vez o título de campeã nacional e traçou como objetivo “alcançar a marca de qualificação para os campeonatos da Europa e os pontos necessários para estar presente nos campeonatos do mundo”.

Ainda no sábado, Cátia Azevedo revalidou o título de campeã nacional, nos 400 metros, numa prova que foi, contudo, vencida por Gorete Semedo, de São Tomé e Príncipe. Nos masculinos, Ricardo dos Santos era o favorito, mas nem sequer terminou a prova. Quem se sagrou campeão foi João Coelho, numa corrida onde empatou com o seu colega de equipa no Sporting, Mazen Al Yassin.

Evelise Veiga, do Sporting, venceu no salto em comprimento com a marca de 6,48 metros. Em masculinos, o benfiquista Ivo Tavares alcançou 7,55 metros garantindo o primeiro lugar.

No salto em altura, Ana Oliveira, do Grupo de Atletismo de Fátima, venceu na prova feminina, ao saltar 1,72 metros. No salto com vara masculino, Carlos Pitra, do Sporting, e Ícaro Miranda, do Clube de Campismo de São João da Madeira, dividiram o primeiro lugar, depois de ambos derrubarem a fasquia dos 5,33 metros.

Domingo de recordes para João Coelho e Miguel Monteiro

Outro dos protagonistas do fim de semana foi Miguel Monteiro. O atleta português bateu o recorde mundial no lançamento do peso adaptado da categoria F40 (para pessoas com baixa estatura). O medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos de Tóquio atingiu a marca dos 11,60 metros no campeonato nacional. Miguel Monteiro já tinha alcançado o recorde do mundo, num primeiro lançamento, tendo chegado aos 11,47 metros.

João Coelho foi outro recordista do fim de semana. No sábado, já tinha vencido nos 400 metros e, no domingo, bateu o recorde dos 200 metros, ao fazer 20,01 segundos. Até então, o recorde era de Arnaldo Abrantes (20,02 segundos, em 2009). Quatro anos depois, a prova dos 200 metros voltou a fazer parte dos campeonatos de pista coberta.

Em declarações à Federação Portuguesa de Atletismo, no final da competição, o atleta do Sporting confessou que o seu foco continua a ser a qualificação para o Mundial de Pista Coberta, nos 400 metros: “Estou muito contente. O objetivo era aproveitar esta oportunidade competitiva, porque ainda tenho poucas provas nesta época, por isso, não estava à espera de bater o recorde, mas estou muito feliz e agora é continuar a trabalhar para tentar ainda a marca de qualificação nos 400 metros para os Campeonatos do Mundo de Pista Coberta, em Belgrado”.

Quem tem presença garantida no Campeonato do Mundo de Pista Coberta é Patrícia Mamona, que venceu, sem surpresa, na prova do triplo salto. A sportinguista alcançou o seu nono título de campeã nacional, na especialidade. Patrícia Mamona saltou 14,12 metros.

Na prova dos 60 metros barreiras, Olímpia Barbosa, do Sporting, venceu, fazendo a melhor marca do ano – 8,28 segundos. Do lado masculino, a vitória também caiu para o Sporting. Abdel Larrinaga revalidou o título de campeão nacional, depois de 7,80 segundos. O atleta, que já tem os mínimos para os mundiais de pista coberta, apesar da vitória, confessou que tem trabalhado para fazer melhor e superar-se, no próximo Mundial: “Nos treinos tenho conseguido e sei que consigo fazer melhor”.

Patrícia Silva, do Grupo Desportivo do Estreito, bateu o recorde pessoal e sagrou-se campeã, nos 800 metros, com a marca de 2m06s96. Do lado masculino, foi José Carlos Pinto, do Benfica, que venceu, pelo terceiro ano consecutivo, ao acabar a prova em 1m51s11.

A prova de 3.000 metros femininos foi vencida por Joana Soares do Jardim da Serra, após 9m32s67. Do lado masculino, quem venceu foi Rúben Amaral, do Sporting, numa corrida muito renhida. O atleta concluiu a prova em 8m23s65.

No heptatlo, o destaque nos masculinos foi Manuel Dias, do União de Tomar, que fez 5.507 pontos, e nos femininos Mariana Bento, do Sporting, que somou 3.850 pontos. No lançamento do peso, o benfiquista Tsanko Arnaudov ganhou pela sexta vez o título de campeão nacional, depois de alcançar a marca dos 19,73 metros.

Tiago Pereira, do Sporting, conquistou pela primeira vez o campeonato nacional de triplo salto, ao saltar 16,13 metros. No salto em altura, o título foi para o benfiquista Gerson Baldé, com a marca de 2,14 metros.

No salto com vara feminino, com recorde pessoal, Sara Pereira, do Jardim da Serra, conquistou o campeonato nacional, com a marca de 3,50 metros. A velocista Beatriz Andrade venceu nos 200 metros, fazendo 25,02 segundos.

Na prova dos 4×400 metros, em feminino, a equipa do Grecas, constituída por Joana Silva, Rita Santos, Luísa Pereira e Vera Lima, sagrou-se campeã, depois de concluir a corrida em 3m59s15 segundos. Do lado masculino, a Juventude Vidigalense, com Tiago Santos, Francisco Silva, André Petriv e João Pinto, levou a melhor, com o tempo de 3m27s97 segundos.

O Mundial de Atletismo em Pista Coberta realiza-se nos dias 18, 19 e 20 de março, na Sérvia. Os atletas que ainda não obtiveram os mínimos para marcar presença em Belgrado terão até dia 7 para o fazer.

Artigo editado por Filipa Silva