A jogar em casa, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, Portugal perdeu com os gauleses por 13 pontos. A Hungria venceu o Montenegro (84-88), e a presença portuguesa na fase final do Mundial está mais difícil de garantir.

Portugal perdeu para os gauleses e ficou ainda mais longe da qualificação para o Mundial 2023 Foto: Federação Portuguesa de Basquetebol

Após uma pesada derrota em Dijon (94-56), na França, Matosinhos foi, ontem, palco de um jogo, muito disputado no primeiro tempo, com os portugueses a saírem para o intervalo a vencer por um ponto. No entanto, os vice-campeões olímpicos adiantaram-se no marcador no terceiro e quarto períodos, com uma ‘corrida’ de pontos que levou o marcador de 43-42 para 43-57.

No final da partida, os franceses venceram por 56-69 e seguem invencíveis no grupo E da qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023.

Ao mesmo tempo, a Hungria venceu no Montenegro por apenas quatro pontos e dificultou ainda mais o acesso de Portugal ao Mundial. Os portugueses precisam agora de duas vitórias nos últimos dois jogos para garantir a sua presença na próxima fase – a última antes do Mundial.

Em análise à partida, o treinador-adjunto da seleção das quinas, Sérgio Ramos, não se deixou abalar e mostrou o seu orgulho pelo conjunto orientado por Mário Gomes, ausente por covid-19. “Devemos estar orgulhosos do que fizemos, demos o nosso melhor durante 40 minutos. Não fomos brilhantes, mas competimos.”, disse em declarações à Federação Portuguesa de Basket (FPB).

O treinador aproveitou ainda para mostrar solidariedade para com o povo ucraniano. “Gostaria de expressar a nossa solidariedade com o povo ucraniano. Tivemos um selecionador ucraniano, temos um treinador nas seleções jovens ucraniano e temos um jogador aqui na seleção com pais ucranianos. Estamos a sofrer com eles e é algo que não queremos deixar passar em branco”, afirmou.

Com o resultado de ontem, Portugal mantém-se no último lugar do grupo E, somando quatro derrotas em quatro jogos. A seleção portuguesa volta em julho para uma última tentativa de qualificação para o Mundial 2023. O primeiro encontro será no primeiro dia do mês, frente à Hungria, que segue em terceiro lugar no grupo. Segue-se o Montenegro no dia 4. Recorde-se que Portugal tem de vencer as duas partidas para se qualificar para o Mundial Basquetebol 2023.

Artigo editado por Filipa Silva