Num encontro que contou com cinco golos, os boavisteiros venceram, este domingo, por 2-3 na deslocação ao Estádio António Coimbra da Mota. Do lado do Estoril, marcaram Bernardo Vital e Leonardo Ruiz, enquanto por parte dos visitantes, Petar Musa, Rodrigo Abascal e Luís Santos colocaram também o seu nome na lista de marcadores.

Boavista saiu vitorioso diante do Estoril. Foto: Liga Portugal/Facebook

O Boavista venceu, este domingo, o Estoril, por 2-3, em jogo a contar para a 24.ª jornada do campeonato. Esta vitória marca o primeiro triunfo dos axadrezados fora de portas na presente temporada. Com este resultado, os boavisteiros afastam-se da zona de despromoção, estando a cinco pontos da linha de água. Para o Estoril esta derrota afasta-os da possibilidade de sonhar com os lugares europeus, ainda que seja matematicamente possível.

Boavista cresce após sofrer

Depois dos encontros da jornada passada frente a dois grandes – o Boavista recebeu e empatou frente ao Benfica, enquanto o Estoril perdeu frente ao Sporting – os dois emblemas encontraram-se para disputar a 24.ª jornada do campeonato nacional.

Do lado canarinho, Bruno Pinheiro não pôde contar com Lucas Áfrico e Rui Fonte, lesionados, enquanto Raul Silva, Nahuel Ferraresi e Joãozinho estiveram ausentes por castigo. Já por parte dos boavisteiros, Kenji Gorré, Sebastián Pérez, Yanis Hamache também estão castigados, Miguel Reisinho e Pedro Malheiro estiveram indisponíveis por lesão.

Assim, o 11 inicial do Estoril contou com Dani Figueira, David, Patrick William, Vital, Coly, Gamboa, Rosier, Mboula, Francisco, Arthur e Ruiz. Na equipa da casa, fizeram parte da formação inicial: Bracali, Cannon, Javi Garcia, Jackson Porozo, Nathan, Makouta, Rodrigo Abascal, Luís Santos, Gustavo Sauer, Musa e Yusupha.

Em lados opostos da tabela classificativa e com objetivos diferentes, foram os da casa que entraram melhor na partida. A pressão alta sobre o adversário foi constante durante vários minutos, o que condicionou a saída de bola do Boavista.

A lei do mais forte em campo imperou e, ao minuto seis, os canarinhos abriram o marcador. Um cruzamento de David Bruno ao segundo poste encontrou Bernardo Vital que nas alturas cabeceou, fazendo um chapéu ao guarda-redes. De notar que o golo foi apenas festejado aos 12 minutos, após validação do vídeoárbitro.

O golo do adversário fez acordar as panteras que até então estavam adormecidas. O Boavista reagiu ao golo sofrido e aos 20 minutos igualou o marcador. Depois de um passe em profundidade de Gustavo Sauer, Petar Musa apostou na velocidade, rematou cruzado e fez o 1-1 na partida.

O empate no marcador era, ate então, o resultado mais justo. No entanto, o Boavista mostrava-se superior nas investidas ofensivas. Ao minuto 35, Gaius Makouta podia ter dado a cambalhota no marcador. Depois de um cruzamento “teleguiado”, o médio do Boavista apareceu na área adversária completamente desmarcado, mas no cabeceamento a bola saiu por cima.

Para além do azar, o empate manteve-se muito devido ao mérito da defensiva da equipa de Cascais. Os canarinhos mostravam-se eficientes em travar as investidas do adversário.

Os seis minutos de compensação em nada alteraram o resultado e as equipas terminaram a primeira metade do encontro empatadas a uma bola.

“Maldição” travada por Luís Santos

A segunda metade começou exatamente igual à primeira. Pressão alta sobre o adversário, entrada mais agressiva e golo. No entanto, ao contrário da primeira parte, foi o Boavista que começou assim.

A cambalhota no marcador demorou, mas chegou. Ao minuto 50, e através de um livre, Gustavo Sauer voltou a assistir e Rodrigo Abascal, com um grande cabeceamento de costas para a baliza, colocou o resultado em 1-2.

Os festejos duraram pouco tempo, uma vez que, três minutos depois, Leonardo Ruiz, ex-Boavista, colocou tudo empatado no Estádio António Coimbra da Mota. A mão de Luís Santos tramou os boavisteiros e, na execução da grande penalidade, o colombiano não cedeu.

O encontro jogava-se com uma grande intensidade. No entanto, e à medida que o cansaço aparecia, o equilíbrio começou a apareceu. Um jogo mais lento e calculado caracterizou os minutos seguintes.

Contudo, num período em que o Estoril estava por cima do encontro e que tentava ficar com os três pontos em casa, foi o Boavista que foi mais feliz. Ao minuto 85, Luís Santos redimiu-se do penálti que havia cometido, marcou e fixou o resultado em 2-3. Mérito para o português que, no meio de dois defesa do Estoril, foi mais forte depois de um excelente cruzamento de Rodrigo Abascal.

Com este resultado, o Boavista vence fora de portas pela primeira nesta temporada e distancia-se da zona de despromoção. De salientar que a última vitória dos axadrezados tinha sido no ano passado frente ao Moreirense.

Assim, os portuenses subiram provisoriamente ao 12.º lugar, com 25 pontos, enquanto o Estoril permanece na sétima posição, com os mesmos 30 do Vitória de Guimarães.

Na próxima jornada, a 25.ª do campeonato, o Boavista recebe o SC Braga, a 5 de março, pelas 15h30, enquanto o Estoril desloca-se a Barcelos no dia anterior (4), pelas 20h15, para defrontar o Gil Vicente.

Artigo editado por Filipa Silva