Mostra inclui a apresentação de quatro filmes - um em cada sábado do mês de março - na Casa das Artes, no Porto.

Quatro filmes da programação da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã deste ano, que tiveram estreia em Lisboa, viajam agora para a Casa das Artes no Porto, onde será apresentado um filme em cada sábado do mês de março.

A mostra, organizada pelo Goethe-Institut Portugal,  apresenta todos os anos produções da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo que se destacaram de alguma forma nos grandes festivais internacionais, assim como obras de jovens realizadores provenientes destes países.

No dia 5 de março, às 21h00, o público poderá assistir a “Juventopia”, de Dennis Stormer, uma original distopia sobre um grupo de jovens que se recusa a crescer: rebelam-se contra as regras da sociedade, definidas por algoritmos que, com vista à otimização suprema, atribuem a cada um o devido grau de maturidade, bem como o trabalho que consideram que melhor lhes assenta. Quando Wuanda, uma das jovens rebeldes, se recusa a crescer e aceitar a maturidade e a vida adulta, essa utopia frágil vê-se ameaçada de uma forma diferente e que puxa pelo lado cômico da situação. Esta distopia venceu o Prémio do Público no Festival de Zurique.

No sábado seguinte, dia 12 de março, às 21h30, será apresentado o filme “Ivie Mais Naomi”, de Sarah Blaßkiewitz, um drama de grande sensibilidade sobre o racismo estrutural na Alemanha, protagonizado por Ivie, uma jovem rapariga afrodescendente de 30 anos, que vive em Leipzig. Quando menos espera, recebe uma visita de Naomi que é sua meia-irmã mais nova e vive em Berlim. À medida que as duas se vão começando a conhecer, o lado desestabilizador de Naomi faz com que Ivie comece a questionar todo o seu universo.

A 19 de março, às 18h00, “The Case You”, de Alison Kuhn, dá voz à libertação coletiva frente a um episódio traumático de manipulação sexual. É a catarse coletiva de seis jovens atrizes, incluindo a realizadora, que denunciam o caso de que todas foram vítimas: perpetrado por um realizador, supostamente em nome do cinema, o abuso ocorreu quatro anos antes, aquando de uma audição, mas deixou marcas que algum tempo depois foram reavivadas.

Para finalizar o mês, a 26 de março, às 21h30, chega “Walchensee para sempre”, de Janna Ji Wonders, um filme onde a autora tenta perceber de que forma pode a nossa origem influenciar-nos. A realizadora segue os vestígios da herança afetiva que, ao longo de um século, vai atravessando as várias gerações de mulheres da sua família. O lago de Walchensee, na Baviera, testemunha silenciosa e eterna, é o lugar que todas elas têm em comum, de onde se parte e onde se regressa.

Está ainda disponível no site a conversa em inglês, Futurologia Cinematográfica, que conta com a participação de Dennis Stormer e Marisa Meier, respetivamente realizador e produtora do filme “Juventopia”; de Fernanda Polacow, socióloga, realizadora e argumentista que escreveu o aclamado filme “Mosquito”; de Welket Bungué, ator e cineasta luso-guineense que protagonizou o filme de abertura da KINO no ano passado, “Berlin Alexanderplatz”; e de Nuno Bernardo, escritor, produtor e realizador premiado e nomeado para um Emmy e autor de “O Diário de Sofia” e “Gabriel”.

Esta conversa “propôs-se como um diálogo reflexivo e desopilante dedicado dedicado às visões que o tempo futuro nos inspira, tendo como mote o cinema a partir das vivências do passado e do presente.”

Pode consultar mais informações sobre os filmes e a bilheteira no site oficial do Goethe-Institut Portugal.