A 25.ª Gala do Desporto promovida pela Confederação do Desporto de Portugal vai distinguir os desportistas do ano em cinco categorias – treinador, jovem promessa, equipa, atleta feminino e atleta masculino. Os finalistas foram anunciados, em fevereiro, e os vencedores serão revelados, esta quinta-feira, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril.

No evento decorrerá também uma homenagem aos campeões da Europa e do Mundo (seniores e juniores) de 2020/2021 e a revelação das Personalidades do Ano. 2022 vai marcar o regresso da cerimónia presencial depois de, em 2021, não ter sido possível a realização devido à pandemia. Todos os anos o evento tem um tema e o escolhido para a 25.ª gala será as “Bodas de Prata da Gala do Desporto”. A cerimónia vai terminar com a atribuição do Prémio “Alto Prestígio CDP”.

Uma estudante e quatro ex-estudantes da Universidade do Porto estão entre os finalistas desta edição: a ginasta Filipa Martins, da Faculdade de Desporto (FADEUP) na categoria “Atleta Feminina”; os treinadores Jorge Braz e Lourenço França, ex-estudantes da FADEUP, na categoria “Treinador”; os velejadores Diogo Costa e Pedro Costa, antigos estudantes da Faculdade de Engenharia (FEUP), na categoria de “Promessa do Ano”.

No ano passado, Telma Monteiro e Miguel Oliveira foram os vencedores das respetivas categorias de “Atleta do Ano”.

Nas tabela abaixo, os finalistas de cada categoria:

Artigo editado por Filipa Silva