Os azuis e brancos venceram, esta quarta-feira, o Sporting CP, no Estádio de Alvalade, por 2-1. A segunda mão da prova rainha joga-se a 20 de abril.

Final tem início às 17h15no Estádio do Jamor.

Final da Taça de Portugal realiza-se no Estádio do Jamor. Foto: FPF

O FC Porto venceu por 2-1 o Sporting, esta quarta-feira, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Os dragões estiveram a perder, mas conseguiram dar a cambalhota no resultado e adiantar-se na eliminatória.

Num encontro marcado pelo medo do erro – que poderia condicionar o jogo da segunda mão – e pelo material pirotécnico atirado para o relvado – partida interrompida por duas vezes por causa dos petardos atirados para dentro do campo -, os primeiros minutos pautaram-se pelo jogo amarrado. A primeira parte poucos momentos de perigo proporcionou, tendo o FC Porto chegado ao intervalo com apenas um remate à baliza, e para fora, enquanto os leões tinham três, apenas um enquadrado com a baliza.

Na segunda metade, para além da contínua agitação das claques, os golos vieram dar vida ao jogo que só estava animado fora das quatro linhas. Ao minuto 49, e depois de uma falta de Grujić, Sarabia aproveitou um livre estudado para colocar a bola dentro das redes azuis e brancas. Nem com asas Marchesín conseguia travar o remate colocado do espanhol.

A igualdade foi reposta 10 minutos depois, após Porro ter feito falta sobre Evanilson dentro da grande área leonina. Na conversão da grande penalidade, Taremi bateu Adán.

Aos 63, num lance que parecia controlado pelo Sporting CP, os dragões fizeram Adán sair da baliza e Taremi assistiu de forma magistral para Evanilson, que só teve de enviar a bola para o lado mais deserto da redes verdes e brancas. Estava feita a cambalhota no marcador.

O resultado não mais se alterou e o FC Porto venceu por 2-1. Os dragões partem em vantagem para a segunda mão da Taça de Portugal que se joga a 20 de abril, no Estádio do Dragão. Para o Sporting CP, a tarefa é mais difícil porque para avançarem para a final estão obrigados a ganhar por dois ou mais golos.

A outra meia-final da prova, que se joga esta quinta-feira, opõe Tondela e Mafra. Pelas 20h15, e com transmissão na Sport TV, a bola rola no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Artigo editado por Filipa Silva