Recolha de bens essenciais, de roupa, de medicamentos e até o desenvolvimento de bolsas de emprego são algumas das medidas que estão a ser tomadas por vários municípios. Neste momento, há já mais de um milhão de refugiados ucranianos.

Em Portugal, as Câmaras Municipais prestam apoio e tentam arranjar soluções para os refugiados ucranianos. Foto: Joana Araújo

A primeira semana da invasão da Ucrânia pela Rússia já fez mais de um milhão de refugiados ucranianos. Em Portugal, as Câmaras Municipais de vários municípios uniram-se na ajuda à comunidade ucraniana e tentam arranjar soluções para os mais vulneráveis. Nas campanhas de doação, pedem-se bens essenciais como roupa quente, alimentos não perecíveis, medicamentos e produtos de higiene.

No Porto, a Câmara Municipal, em conjunto com as juntas e uniões de freguesias, vai lançar a campanha “Somos Todos Ucrânia”. Além da recolha de bens de primeira necessidade, está a ser desenvolvida uma bolsa de trabalho em parceria com diversas associações empresariais de diferentes setores. As ofertas disponíveis vão ser reunidas a partir de sexta-feira (4 de março).

O objetivo do projeto passa também por chegar à fronteira da Polónia com a Ucrânia, cujo transporte é assegurado com a empresa Rangel. A Câmara Municipal do Porto (CMP) vai disponibilizar um espaço para todas as doações: além das sedes das juntas, vai ser possível entregar donativos no Gabinete do Munícipe.

A CM Porto está a desenvolver uma bolsa de trabalho para a comunidade ucraniana. Foto: Joana Araújo

Às iniciativas soma-se ainda a assinatura de um protocolo com a Ordem dos Psicólogos. Os meios municipais de Proteção Civil, que têm experiência em apoio humanitário nos cenários de catástrofe e de guerra, vão estar à disposição do Ministério da Administração Interna. O objetivo primordial das medidas é auxiliar e dar respostas às diferentes populações na área psicossocial, logística e de transporte.

A CM Porto vai concentrar as manifestações de apoio ao acolhimento de refugiados, por parte dos portuenses através da “Linha Porto.” (220 100 220) e pelo Portal do Munícipe. As Juntas de Freguesia de Ramalde e do Bonfim já anunciaram que vão receber bens.

Para o mês de março, está a ser projetado um concerto solidário para a angariação de fundos. A data e programa da campanha serão anunciados brevemente.

As iniciativas de outros municípios da região

“Missão Ucrânia” é o nome do projeto de apoio à sociedade ucraniana pelas mãos da Câmara de Matosinhos e do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes. O serviço tem por base o auxílio na regularização da situação migratória, no reagrupamento familiar, na saúde, na educação, entre outros.

Em conformidade com este apoio, foram facultados, no site da autarquia, formulários para facilitar a resposta de transporte, acolhimento e emprego para a comunidade ucraniana. As fichas permitem que proprietários, que têm imóveis com condições para acolhimento, possam ajudar a acolher os refugiados e reúne inscrições de empresas portuguesas que estejam disponíveis a “contratar estes cidadãos”.

A Câmara Municipal de Matosinhos confirma que não vai recolher diretamente os bens, mas assegura que esta recolha pode ser feita nas Uniões de Freguesia.

CM Gaia

A CM de Gaia vai disponibilizar o hostel do Parque Biológico para acolher famílias ucranianas. Foto: Wikimedia

A Câmara de Vila Nova de Gaia anunciou que vai disponibilizar o hostel do Parque Biológico para acolher as famílias ucranianas. O espaço tem capacidade para alojar 50 pessoas. Com olhos postos na rede social do município, vai ser “prestado todo o apoio educativo, alimentar e psicossocial às famílias e crianças deslocadas”, lê-se no comunicado. O Gabinete de Juventude do município também está a organizar uma campanha de recolha de bens e alimentos.

Além da recolha de bens que está a decorrer em articulação com as restantes juntas de freguesias, a Câmara Municipal de Gondomar já anunciou, em comunicado, estar a avaliar “as condições e os meios necessários” para acolher refugiados no concelho.

Por outro lado, a autarquia de Trofa anunciou que está a recrutar voluntários para a missão “Trofa-Ucrânia-Trofa”. O voluntariado é dirigido para a recolha e organização dos donativos. A inscrição é realizada através da ficha disponibilizada no site da Câmara, que pode ser apresentada por e-mail ou de modo presencial.

Na manhã de terça-feira (1), partiram do concelho três carrinhas carregadas de alimentos e produtos de higiene e de primeiros socorros em direção à fronteira da Polónia com a Ucrânia. No regresso para Portugal, as carrinhas vão trazer um grupo de refugiados ucranianos que vão ser acolhidos na Trofa.

Já a Câmara Municipal de Vila do Conde promove o concerto “Pela Paz na Ucrânia”. O evento vai decorrer no próximo domingo às 17h00, na Praça Vasco da Gama. O palco pertence à Orquestra Clássica do Politécnico do Porto. Associado à Cruz Vermelha Portuguesa, o concerto pretende angariar fundos “para apoio às equipas do Comité Internacional que estão no terreno a prestar assistência aos feridos e sobreviventes”. Os donativos podem ser efetuados através do IBAN da Cruz Vermelha Portuguesa (PT50 0010 0000 3631 9110 0017 4 – BPI), ou através do MBway (918 391 794).

Em Oliveira de Azeméis, também está a decorrer uma campanha de recolha de bens essenciais. Em particular, pedem medicação, produtos de cuidado e alimentação para bebés e ração para cães e gatos. A recolha, feita na Loja Ponto JA (antigo Centro de Saúde) e nas atuais instalações dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, parte do concelho no próximo domingo e já está a ser projetada uma segunda carga para a Ucrânia.

Os apoios expandem-se ao resto do país

Braga

Em parceria com instituições públicas e privadas, a Câmara Municipal de Braga anunciou que a cidade vai acolher 30 refugiados ucranianos no final da semana. Na manhã desta quinta-feira (3), partiu um autocarro em direção a Wroclaw, na Polónia. A empresa de transportes EBA está responsável pela retirada dos cidadãos ucranianos, ligados à comunidade de residentes ucranianos em Braga.

No comunicado é explicitado que após a “receção destes primeiros refugiados seguir-se-ão outras medidas de apoio por parte da comunidade Bracarense à Ucrânia e aos seus cidadãos”, dependendo das necessidades que vão surgindo e da evolução do conflito armado.

Leiria

Em Leiria, a autarquia, “em colaboração com a comunidade ucraniana residente na região”, comunicou o lançamento de uma campanha de solidariedade “SOS Ucrânia”, para a recolha de bens essenciais. Destacam-se os produtos de higiene, medicamentos e roupa térmica. Os quartéis de bombeiros do concelho e o Estádio Municipal de Leiria estão a receber os donativos.

Na Vigília pela Paz, este domingo, os participantes podem trazer alguns dos bens identificados e proceder às equipas de recolha que vão estar no local. O evento está marcado para às 20h00, na Praça Rodrigues Lobo.

Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa, com a ajuda das juntas de freguesias criou uma Equipa de Missão “para coordenar as operações de apoio às famílias ucranianas residentes ou refugiadas em Lisboa”. Foi elaborado um refeitório que se destina “exclusivamente a cidadãos ucranianos identificados pela Proteção Civil Municipal” e um acolhimento de emergência temporário, que será operacionalizado em articulação com a embaixada da Ucrânia.

No site da autarquia foi também disponibilizada informação sucinta relativa aos locais onde os cidadãos portugueses podem doar bens essenciais pelas restantes juntas de freguesias.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha