O Tondela derrotou o Mafra, por 3-0, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Os golos foram de Tiago Dantas, Manu Hernando e Neto Borges.

Tiago Dantas abriu o marcador para o Tondela. Foto: C.D. Tondela/Facebook

O Tondela era favorito e levou de vencida o Mafra, da segunda divisão, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. A equipa das beiras leva uma vantagem muito confortável para o segundo jogo, a 19 de abril. Os golos foram apontados por Tiago Dantas (38’), Manu Hernando (66’) e Neto Borges (75’).

Sem surpresas, o Tondela superiorizou-se ao Mafra e dominou o jogo, no Estádio João Cardoso. A equipa da Primeira Liga entrou mais forte e conseguiu criar várias ocasiões de perigo, junto à baliza dos visitantes.

Ao minuto 38, Tiago Dantas pôs o Tondela em vantagem. O golo surgiu a partir de uma jogada de Bebeto pelo lado direito. Depois de a bola ter ressaltado num defesa do Mafra, o médio emprestado pelo Benfica só teve de encostar para a baliza, fazendo o 1-0.

Num jogo que foi sempre de sentido único, o Tondela conseguiu alargar a vantagem, à passagem do minuto 66. O tento foi de Manu Hernando e surgiu na sequência de um livre lateral batido por Bebeto. O defesa central, formado no Real Madrid, fez de cabeça o seu terceiro golo, esta época.

Num contra-ataque, a 15 minutos do final da partida, os da casa chegaram ao terceiro golo. Neto Borges sentenciou a vitória do Tondela, depois um cruzamento rasteiro de Rafael Barbosa, novamente, pela direita.

O marcador do Estádio João Cardoso voltaria a ser alterado, perto do final da partida, mas apenas por breves instantes. Num lance bastante polémico, o videoárbitro anulou um golo que viria a relançar o Mafra na eliminatória.

As duas equipas voltam a defrontar-se dia 19 de abril, no Estádio Municipal de Mafra, para a segunda mão da eliminatória. O Tondela parte com uma vantagem muito confortável. Pelo contrário, o Mafra vai ter de correr atrás do prejuízo e vencer por uma diferença de quatro golos, se quiser marcar presença na final da Taça de Portugal.

Na quarta-feira, Sporting e FC Porto já tinham entrado em campo, no jogo da outra meia-final, num encontro que terminou com a vitória dos azuis e brancos por 1-2.

Artigo editado por Filipa Silva