A primeira semifinal da 56.ª edição do Festival da Canção teve lugar este sábado (5), com o objetivo de apresentar 10 das 20 canções a concurso e de apurar os primeiros cinco finalistas da edição deste ano, que volta a selecionar o representante português na Eurovisão, que acontece em maio.

Ao fim das votações, ficaram qualificados para a final de dia 12 de março as canções “Amanhã”, da banda Os Quatro e Meia; “Why?” de Áurea; “Ginger Ale” de Diana Castro; “Como É Bom Esperar Alguém” de FF; e “Saudade, saudade” de Maro.

Conduzida por Jorge Gabriel e Sónia Araújo, como tem sido tradição em eliminatórias das passadas edições, a noite levou a palco atuações bem distintas entre si, quer do ponto de vista da encenação em palco (ou staging), quer em termos musicais.

Criando uma espécie de ligação narrativa com o festival de 2021, a edição deste ano abriu com uma visita à vitória dos The Black Mamba com a canção “Love is on my side” no concurso e ao percurso da banda no Festival Eurovisão da Canção, que no ano passado aconteceu em Roterdão, nos Países Baixos. A visita ao passado foi encerrada com a interpretação de “Sweet Amsterdam”, nova canção do quinteto.

Passado o momento inicial de visita ao passado, as atenções voltaram-se para o presente e para as verdadeiras protagonistas da noite: as canções. E se não bastasse a qualidade das propostas e a entrega dos intérpretes, é importante sublinhar que uma das grandes vencedoras da noite, não estava a concurso: a própria RTP.

Da produção das atuações, ao design do palco à escolha criteriosa dos vários momentos musicais da noite, foi notório o esforço por parte da emissora pública em elevar o Festival da Canção ao nível de outros festivais de seleção – concursos que à semelhança deste, escolhem as canções de outros países para o concurso europeu – noutros países. O que se notava pela aposta (que acabou por vingar) no staging dos The Black Mamba em Roterdão, provou-se: o empenho por parte da RTP com o festival é cada vez maior.

A noite da primeira semifinal contou ainda com atuações de Rita Redshoes – que interpretou “Amor de Água Fresca”, tema com que Dina venceu o Festival em 1992 – e de Expensive Soul com Rui Pregal da Cunha, que encheram o palco com um medley de canções dos Heróis do Mar.

Mas não foi só de música que se fez a primeira semifinal. Usando como mote o espírito de união e colaboração característico da Eurovisão, houve espaço para uma mensagem de solidariedade para com a Ucrânia e o povo ucraniano.

Escolhidos os cinco apurados, sobram apenas outras cinco vagas na grande final. A segunda semifinal acontecerá esta segunda-feira (7). O vencedor do Festival da Canção 2022, que será escolhido na emissão do próximo sábado (12), ganha a possibilidade de representar Portugal no Festival da Eurovisão 2022, que tem lugar em Turim, Itália.

Em 2021, os The Black Mamba conseguiram a primeira qualificação para a final do certame europeu desde 2017 (ano da vitória de Salvador Sobral), tendo terminando em 12.º lugar. A canção vencedora do festival foi “Zitti e Buoni”, dos italianos Måneskin.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha