A noite desta segunda-feira (07) ficou marcada pela segunda semifinal da 56.ª edição do Festival da Canção. Ao contrário do que tem vindo a acontecer nos últimos três anos, em que o evento se realiza aos sábados, esta semifinal acontece a uma segunda-feira. A escolha da data deveu-se à celebração do 65.º aniversário da RTP, televisão que organiza o evento.

Numa gala apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e pelo também aniversariante José Carlos Malato, dez novas canções subiram ao palco dos estúdios da RTP, procurando alcançar uma vaga para a final deste sábado (12). As cinco canções escolhidas pelo público e pelo júri foram: “Corpo de Mulher”, de Milhanas; “Ainda Nos Temos”, de Syro; “Fome de Viagem”, de Inês Homem de Melo; “DÉGRÁ.DÊ”, de Pongo & Tristany; e “Código 30”, dos Pepperoni Passion.

Como forma de celebrar os 65 anos da estação pública, a noite ficou marcada por atuações que juntaram o passado e o presente. A abertura da gala foi feita por Eládio Clímaco, apresentador histórico do Festival da Canção, à qual se seguiu a interpretação de covers de músicas de 1957 por The Legendary Tigerman.

Seguiu-se a apresentação das dez canções a concurso, um lote com diferentes géneros musicais e atuações em palco originais, mais trabalhadas do que as concorrentes da primeira semifinal. Repetindo o que aconteceu no passado sábado (05), a emissão refletiu o trabalho que a RTP tem vindo a desenvolver desde 2017, no sentido de reafirmar o Festival da Canção como um dos principais eventos culturais em Portugal.

Depois do início das votações, foi a vez de Capitão Fausto, Lena D’Água e Samuel Úria subirem ao palco para uma homenagem a José Cid. Dividida em duas partes, o cantor, que celebrou 80 anos em fevereiro, também fez parte da atuação, ao surgir na segunda parte da mesma.

A gala contou ainda com a presença de Chanel, a representante espanhola na Eurovisão. A interpretação de “SloMo” era um dos momentos mais esperados da noite.

Com a escolha de mais cinco candidatos, estão encontradas as dez canções finalistas da edição de 2022 do Festival da Canção, que se realiza este sábado (12). A canção vencedora irá representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2022. O certame acontece em Turim, depois da vitória da banda Måneskin, em 2021, com a música “Zitti e Buoni”.

As dez finalistas do Festival da Canção 2022 são:
“Amanhã” – Os Quatro e Meia
“Why?” – Aurea