O Porto de Emprego, a decorrer na FEP, volta ao regime presencial depois de dois anos online. É a maior feira de emprego organizada por estudantes e oferece mais de 500 oportunidades de emprego e estágio com cerca de 60 empresas.

Depois de duas edições online, devido à pandemia, a feira FJC Porto de Emprego regressou ao regime presencial. A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) voltou a receber aquela que é considerada a maior feira de emprego organizada por estudantes no país, a decorrer até esta quarta-feira (9).

Inês Pinto Ferreira é finalista e está prestes a entrar no mercado de trabalho. Tendo participado em edições anteriores da feira, considera que há uma “diferença abismal” entre os dois regimes em que o evento decorreu nestes últimos anos. “Obviamente que online também temos apresentações e oportunidades. Mas presencialmente, cara a cara, podemos falar com as pessoas e saber realmente aquilo que elas procuram. Aqui, as empresas são interativas e assim posso perceber se oferecem o que pretendo e se me identifico com o ambiente”, disse ao JPN.

As empresas participantes têm também algumas expectativas para esta edição. Filipa Varela, representante da Farfetch, empresa portuguesa que faz sucesso global no retalho de moda online, ressalta a importância do contacto direto que voltaram a ter com os estudantes. “Há uma comunicação mais fluída, uma conversa efetiva com as pessoas, para perceber dúvidas, apoiar e reorientar aquilo que são as vontades e necessidades de cada estudante”, explica.

Luísa Pereira, da Hilti Portugal, acrescenta que é mais fácil perceber o perfil dos candidatos, que costumam apresentar uma série de competências ao nível de “flexibilidade, agilidade e capacidade de colocar em prática conhecimentos que absorveram durante a formação”.

Para além disso, segundo a HR Business Partner dessa empresa, experiências como “voluntariado ou estágio de verão” acrescentam valor aos candidatos da Universidade do Porto (UP).

Eventos como estes “são importantes” para quem ainda não sabe o que vai fazer depois do curso. “Ajuda imenso, especialmente estando no primeiro ano e não sabendo o que quero fazer ainda. Dá-nos perspetivas de diferentes empresas e diferentes áreas, acho que é uma grande ajuda para podermos decidir o que queremos fazer no futuro”, disse ao JPN Maria Campos, aluna do primeiro ano da licenciatura em Economia na FEP.

O JPN visitou a feira no momento da abertura. A organização esperava, então, um “ótimo” evento. “Em 2020, tivemos por volta de 8 mil alunos e esperamos que isto vá crescendo”, afirmou Gonçalo Sousa, da FEP Junior Consulting, responsável pela organização da feira. A júnior empresa acompanhou a evolução digital e, este ano, a feira conta com uma plataforma digital e com uma nova ferramenta: “a utilização de um QR Code para os estudantes enviarem diretamente o currículo para as empresas” em destaque em todos os stands, disse o organizador.

O Porto de Emprego terminou na tarde de quarta. O evento foca-se em ofertas nas áreas de Gestão, Economia, Engenharia, IT, Marketing, Comunicação, Auditoria, Banca, Comercial, Logística, Recursos Humanos e Fiscalidade. Conta com mais de 60 parceiros e mais de 500 oportunidades de emprego e estágio, segundo dados da organização.

Artigo editado por Filipa Silva