O Campeonato de Portugal de Ralis sai para a estrada esta sexta-feira (11) com a primeira prova a realizar-se nas Serras de Fafe-Felgueiras-Cabreira e Boticas. Esta será a prova de abertura do FIA ERC (European Rally Championship) e conta com grandes nomes do rali português.

Neste primeiro rali, que conta com 73 participantes, o início está marcado para a noite de sexta-feira (11), com a disputa de uma super-especial (1,43 km) no centro da cidade de Fafe. A prova termina no domingo (13) e terá como percurso duas passagens pelas classificativas de Montim (8,73 km), Seixoso (9,97 km), Santa Quitéria (9,18 km) e a, já habitual, Lameirinha (14,83 km).

A região de Fafe há muito que recebe eventos mundiais no ramo do automobilismo e, na época transata, Andreas Mikkelsen foi quem venceu.

Portugueses em prova

O campeonato deste ano vai contar com cinco campeões que já ergueram o troféu desta competição. Para além de Ricardo Teodósio, vencedor na época transata, Bruno Magalhães, Armindo Araújo, José Pedro Fontes e Pedro Meireles também vão competir. O campeão em título junta-se à equipa de Bruno Magalhães (Hyundai), piloto que triunfou em 2007, 2008 e 2009.

Armindo Araújo também consta dos inscritos e destaca-se dos restantes por ser o mais titulado na história dos ralis em Portugal. O piloto de Santo Tirso tem seis troféus desta competição e procura uma nova vitória que lhe escapou, no ano passado, por um ponto.

José Pedro Fontes, bicampeão em 2015 e 2016, e Pedro Meireles, vitorioso em 2014, fecham a lista de vencedores em prova pela reconquista.

Automobilistas percorrem o país

A segunda prova do Campeonato de Portugal – que tem oito no total – será nos Açores, entre 25 e 27 do mês corrente e também pontuável para o ERC. Para além disto, a prova nos Açores marca o início do campeonato açoriano da modalidade.

Depois da passagem pelas ilhas, a competição segue para Terras d’Aboboreira, que engloba as cidades de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, nos dias 15 e 16 de abril.

Para maio, está agendada a quarta prova do calendário: o Rali de Portugal, com três super-especiais (Coimbra, Lousada e Porto), a decorrer entre os dias 19 e 21, em simultâneo com a prova do Mundial de Ralis (WRC). Portugal receberá a quarta etapa do Campeonato do Mundo que já passou por Monte Carlo e Suécia e que irá passar pela Croácia, antes de chegar a Portugal.

Já no mês seguinte, Castelo Branco será o palco da quinta prova. De 10 a 12 de junho, os olhos vão estar postos na cidade albicastrense. No início do mês de agosto, os ralis voltam às ilhas desta vez para competir na Madeira. O Rali Vinho da Madeira acontece entre os dias 4 e 6.

Setembro é marcado pelo Rali da Água, no Alto Tâmega, nos dias 9 e 10 de setembro. A fechar a competição, a Marinha Grande recebe o Rali Vidreiro nos dias 7 e 8 de outubro.

Artigo editado por Filipa Silva