A maior São Silvestre de Portugal volta ao registo presencial este domingo (13). Apesar das obras na Praça da Liberdade, o trajeto da corrida não terá muitas alterações. Ao JPN, Jorge Teixeira, diretor-geral da RunPorto, afirmou que este talvez seja "o maio evento pós-pandemia em Portugal".

A corrida de São Silvestre no Porto já leva 23 edições.

A corrida de São Silvestre no Porto vai para a 27.ª edição. Foto: Runporto

Quando é a prova?

Tradicionalmente, a São Silvestre corre-se em dezembro, mas o aperto das regras pandémicas em Portugal, no final do ano passado, obrigou a organização a alterar a data inicialmente prevista (26 de dezembro). Assim, a corrida, que marcará o regresso da prova ao registo presencial, está marcada para este domingo (13), pelas 19h00, com começo e fim na Avenida dos Aliados.

A prova tem uma corrida de 10 quilómetros, para atletas federados e não federados nascidos até 2003, e uma caminhada, sem fins competitivos, de cinco quilómetros e aberta a todas as idades.

Qual é o percurso?

O trajeto da corrida quase não terá alterações face às edições mais recentes. No entanto, e por causa das obras que decorrem na Praça da Liberdade, “não vai ser possível contornar a Avenida dos Aliados nomeadamente na parte inferior”. Assim, à saída do Túnel de Ceuta, os corredores seguem pela Rua Elísio de Melo até à Avenida dos Aliados onde “viram à esquerda”  e seguem até à meta.

A corrida é marcada por subidas e descidas, sendo a primeira parte da corrida a mais exigente, uma vez que marca secções em subida de São Bento à Batalha, da D. João IV até à Praça Marquês de Pombal.

O percurso da caminhada inicia-se na Avenida dos Aliados. os participantes sobem até à Praça do Marquês e regressam ao ponto de partida, via Rua de Camões.

 

E este ano, há novidades?

Para além da alteração do trajeto na chegada, a maior novidade é mesmo a realização da prova nesta altura do ano. A corrida de São Silvestre tem por habito acontecer no mês de dezembro, mas devido ao contexto pandémico a prova teve de ser adiada. É também novidade a partida organizada por grupos, segundo a organização.

Quantos são os participantes?

Até à data da publicação do artigo estão inscritos 6.000 participantes para a corrida, de 29 nacionalidades, e 1.500 atletas para a caminhada. Para Jorge Teixeira, este talvez seja “o maior evento pós-pandemia em Portugal” e já estão confirmados nomes como Rui Pedro Silva, Rui Teixeira, Mónica Silva – vencedora da última competição realizada nas ruas do Porto – e Marisa Barros.

Ainda me posso inscrever?

Sim. Ainda existem vagas disponíveis e por isso ainda é possível a inscrição no evento. As inscrições online terminaram na terça-feira, mas ainda tem a oportunidade de participar. Até sábado e de forma presencial, as inscrições estão disponíveis no Alameda Shopping.

Os automobilistas vão ter condicionamentos de trânsito?

Sim, vários. A partir das 00h00 de domingo, haverá limitações tanto ao nível da circulação quanto do estacionamento. A zona mais afetada é a área circundante da Avenida dos Aliados. Entre as 18h00 e as 22h30, haverá corte total de via nos seguintes arruamentos:

• Praça da Liberdade, arruamento sul;
• Praça de Almeida Garrett;
• Avenida de D. Afonso Henriques;
• Rua de Saraiva de Carvalho;
• Rua do General Sousa Dias;
• Rua do Duque de Loulé;
• Avenida de Rodrigues de Freitas, no troço compreendido entre a Rua do Duque de Loulé e a Rua de D. João IV;
• Rua de D. João IV;
• Rua da Alegria, no troço compreendido entre a Rua de D. João IV e a Rua da Constituição;
• Rua da Constituição, no troço compreendido entre a Rua da Alegria e a Rua de Antero de Quental;
• Praça do Marquês de Pombal, arruamento sul, arruamento nascente e arruamento poente;
• Rua de Antero de Quental, no troço compreendido entre a Rua da Constituição
e a Rua de Damião de Góis;
• Rua de Damião de Góis, no troço compreendido entre a Rua de Antero de Quental e a Rua de S. Brás;
• Rua de S. Brás, no troço compreendido entre a Rua de Damião de Góis e a Travessa de Antero de Quental;

A informação completa dos constrangimentos de trânsito e estacionamento pode ser consultada aqui.

Como vai estar o tempo?

Chuvoso. No horário em que decorrem as provas, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê uma temperatura máxima a rondar os 11 graus com forte probabilidade de aguaceiros.

O que é que distingue a corrida São Silvestre das outras?

A corrida de São Silvestre é uma competição que se realiza tradicionalmente em zona urbana e nas áreas mais centrais da cidade e, por isso, é uma prova que conta com muitos espectadores. Decorre em horário noturno – o que não acontece com a maior parte das corridas – e acontece sempre em datas próximas do final do ano. No plano histórico, a primeira edição desta corrida realizou-se no Brasil e na noite do último dia do ano de 1925, tendo recebido o nome do santo desse dia, São Silvestre.

Há medidas de segurança relativamente à pandemia da COVID-19?

Com o alivio das medidas da pandemia, o diretor-geral da RunPorto frisa que “já não é necessário apresentar teste negativo à Covid-19 nem certificado de vacinação para participar no evento”. Assim, a única recomendação é a utilização da máscara durante a partida e logo após a chegada. Para isso, a organização, logo após a linha de meta, fornecerá uma máscara nova para cada participante.

Onde posso levantar o kit da prova?

O kit para participar na corrida pode ser levantado até domingo às 18h00. No sábado (12) o levantamento será no Alameda Shopping. No mesmo lugar e no mesmo dia, a Legião da Boa Vontade vai realizar uma recolha de alimentos.

Para além disso, no dia da corrida, os atletas são convidados a doar equipamentos de corrida. As doações recebidas serão reencaminhadas para a Race For Good, que as entregará a projetos de apoio social em África.

Quando será a próxima São Silvestre?

A próxima São Silvestre do Porto realiza-se ainda este ano. De volta ao contexto normal, a prova está agendada para 18 de dezembro.

Artigo editado por Filipa Silva