Por hábito é apenas em outubro, mas este ano o Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) arranca já este mês para festejar o Dia Mundial da Marioneta (21) e do Teatro (27). Um festival que evidencia a marioneta e abre portas ao público escolar e familiar.

A 21 de março, para comemorar o Dia Mundial da Marioneta, os mais pequenos podem criar os seus próprios Fimpalitos – mascote mutante do FIMP – no laboratório de construção e manipulação de marionetas. As sessões decorrem na sala de ensaios do Teatro de Ferro, em Campanhã, durante o período da manhã e da tarde e estão abertas a toda a comunidade escolar.

Ainda no dia 21, exibe-se na tela, pela primeira vez, o documentário “Na Palheta com Dom Roberto”, da autoria de LoTa Gandra. A obra cinematográfica foi realizada a partir de uma apresentação do Teatro Dom Roberto na edição FIMP de 2021 e contou com a participação de um par de Roberteiros e duas Roberteiras. Sendo a primeira produção e iniciativa visível do Centro de Documentação FIMP (CDoc), o documentário debruça-se na arte popular, que desde 2021 faz parte do Inventário do Património Cultural Imaterial. A estreia acontece na Estação de Metro da Trindade (relvado superior), às 19h00.

No segundo dia do festival, a 27 de março, é a vez de celebrar o Dia Mundial do Teatro. De volta à sala de ensaios do Teatro de Ferro, às 15h30, pais e filhos podem construir e manipular as suas próprias marionetas. Desta vez destinada ao público familiar, a sessão dos Fimpalitos é gratuita e para todas as idades. No entanto, é de inscrição obrigatória através do e-mail: [email protected].

As iniciativas são de acesso gratuito e dirigidas a todos os públicos.

Segundo a nota de imprensa, o objetivo destas iniciativas é chegar a novos públicos e promover novas relações entre estes e a cidade do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva