Dois hat-tricks de Karim Benzema e Robert Lewandowski marcaram as noites de Champions desta semana, sendo o do polaco o mais rápido de sempre da competição. Em Milão, o Liverpool passou no teste com dificuldades e o Sporting CP disse 'adeus' com um empate a zero em Etihad.

Karim Benzema esteve em destaque na vitória sobre o PSG. Foto: UEFA Champions League/Facebook

Expulsão de Sánchez mata esperança Nerazzurri

O Inter foi a Liverpool vencer os reds pela margem mínima, o que, depois da derrota caseira por 2-0, não foi suficiente para garantir a passagem aos ‘quartos’.

Os azuis, que precisavam de três golos para seguir em frente na competição, aplicaram pressão ao Liverpool desde o início. A equipa de Milão apareceu com atitude positiva e a equipa de Klopp parecia querer segurar a vantagem de dois golos vinda da primeira mão, fechando os caminhos para a baliza de Allison. No entanto, na primeira parte, a formação Nerazzurri raramente conseguiu assustar os reds, e seria o Liverpool (com Diogo Jota a titular ao lado de Salah e Mane) o maior criador de oportunidades de golo, mas sempre pouco eficaz, com um total de três bolas ao poste.

Já se jogava a segunda parte quando Lautaro Martínez apontou o único golo da partida, aos 62 minutos. O chileno Alexis Sánchez recebeu na esquerda e, de primeira, ofereceu a bola ao avançado, que lançou um foguete às redes de Alisson de primeira, à entrada da área.

Com meia hora para jogar, restabelecia-se a esperança do Inter com o golaço, sentimento que durou apenas um minuto: Alexis Sánchez seria expulso logo a seguir ao golo italiano, depois de ver o segundo amarelo, cortesia de uma dura entrada sobre Fabinho, numa altura em que o Inter se preparava para disputar a eliminatória taco-a-taco. Com algumas mudanças de Klopp, o Liverpool manteve-se fresco e não deu oportunidades à formação milanesa.

O técnico dos ingleses, que estão também, ainda, na disputa pelo campeonato, mostrou-se algo frustrado com o resultado, mas considerou justo o apuramento da sua equipa. “Não conseguimos ser mais dominantes, mas mesmo assim tivemos as maiores oportunidades no jogo. Podíamos ter marcado, no fim, quatro ou cinco golos. Tivemos estas oportunidades e não as aproveitamos. O Inter venceu o jogo, mas acho que, olhando para as duas mãos, é justo termos passado”, disse o técnico na flash interview após o término da partida.

Os reds, que com o resultado perderam pontos pela primeira vez na edição deste ano da Liga dos Campeões, seguem para os quartos de final na competição.

Lautaro Martínez chuta para o fundo das redes do Liverpool (1-0) Foto: UEFA Champions League

Bayern não deu hipótese ao sonhador Salzburgo

Depois de sentir dificuldades em Salzburgo (1-1), um Bayern a jogar em 3-4-3 entrou com tudo e meteu a formação austríaca na gaveta em Munique, selando a sua passagem aos quartos de final com uma estrondosa goleada europeia de sete bolas a uma.

Numa partida de domínio total dos da Baviera, que tiveram 72% de posse para 28% do Salzburg, a sempre fria e eficaz formação de Munique não vacilou quando viu lacunas na defesa do Red Bull Salzburg, e Robert Lewandowski conquistou cedo dois penáltis (12’ e 21’), que concretizou sem grandes problemas. Aos 23 minutos de jogo, ‘Lewa’ fez história com o hat-trick mais rápido de sempre na Liga dos Campeões: o ponta de lança polaco precisou de apenas 23 minutos para apontar três no espaço de 11 minutos.

Sèrge Gnabry teve ainda oportunidade de meter a redonda no fundo das redes aos 31 minutos, assistido por Kingsley Coman.

Na ida para os balneários ao fim de 45 minutos, o Bayern já vencia por quatro a zero e a equipa de Matthias Jaissle fez algumas alterações na esperança de um recuo da Baviera, mas não foi propriamente isso que aconteceu: os alemães continuaram o massacre e marcaram por mais três vezes na segunda parte. Thomas Muller apontou o quinto da noite aos 54 minutos e, apesar de Maurits Kjaergaard ainda ter reduzido para os austríacos aos 70, Muller apontou outro já aos 83 minutos. O golo assinalou a segunda assistência da grande noite de Leroy Sané, que teve ainda direito ao seu merecido tento dois minutos depois, fruto de uma assistência deliciosa de calcanhar de Lewandowski.

Sem grandes dificuldades, a equipa de Julian Nagelsmann carimbou com classe a sua passagem à próxima fase da prova.

Lewandowski fez o hat-trick mais rápido da história da Liga dos Campeões, selado nos 23 minutos iniciais Foto: FC Bayern Munchen

Empate a zero bolas em ‘jogo morno’ na despedida dos leões da Champions

Depois de uma mão cheia de golos do lado inglês em Alvalade, os adeptos leoninos não se deixaram desanimar e mostraram apoio à equipa no jogo desta quarta-feira, em Inglaterra. Todavia, o Sporting CP não foi além do empate a zero em Etihad, num jogo em que os leões mostraram vontade de disputa ao não poupar jogadores. O Manchester City, apesar de se apresentar com o seu craque Kevin De Bruyne no banco e com o jovem de 19 anos Conrad Egan-Riley a titular no lado direito da defesa, também foi a jogo com os melhores que tinha disponíveis.

Como esperado, vimos a equipa de Guardiola a controlar o jogo, mais reservada e a correr poucos riscos. Do lado leonino, notou-se uma equipa atenta defensivamente e criadora de algumas ocasiões na frente por parte dos avançados de serviço, Islam Slimani e Paulinho.

À entrada no segundo tempo, os ‘citizens’ viram um golo do brasileiro Gabriel Jesus ser anulado e o resto da segunda parte seria igualmente serena, com as duas equipas sempre muito coesas no processo defensivo, com destaque para John Stones, do lado de Guardiola, e Luís Neto, do lado de Amorim, que foram os patrões das duas linhas defensivas.

Com um empate sem golos, o Sporting abandona a Liga dos Campeões e concentra-se agora no campeonato nacional e na Taça de Portugal. Já o Manchester City de Pep Guardiola segue em busca pela sua primeira conquista da maior competição de clubes.

Os leões estão fora da Champions, mas ‘roubaram’ um empate em Etihad Foto: Sporting CP

Benzema e companhia afastam PSG

A jogar em casa, os ‘galáticos’ fizeram uma histórica reviravolta na eliminatória, depois de perderem 1-0 em França.

Na luta por um lugar nos ‘quartos’, as duas equipas apresentaram-se na sua máxima força para o confronto de gigantes em Madrid. O Real entrou bem no jogo e soube defender-se do trio de ataque mais assustador do mundo composto por Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé, mas o PSG rapidamente ganhou controlo do jogo depois de algumas investidas ofensivas mais perigosas.

Mbappé acabaria mesmo por abrir o marcador, mas o golo foi anulado depois do português Nuno Mendes, titular no desaire parisiense, ser encontrado em fora de jogo. Pouco relevante foi a decisão do árbitro porque, aos 39 minutos, o craque francês acabou mesmo por fazer o primeiro da partida, com assistência de Neymar.

O PSG foi para o intervalo a vencer e, no início do segundo tempo, um golo do outro mundo de Mbappé é, mais uma vez, anulado, com o craque claramente em fora de jogo.

No início da segunda parte, mais um golo extraordinário de Mbappé é, mais uma vez, anulado, com o craque claramente em fora de jogo.

Foi a meia hora do fim que os merengues começaram a reviravolta. Fruto de um grotesco erro de Donnarumma, Karim Benzema tirou a bola dos pés do guarda-redes e sobrou para Vinícius Júnior, que deu uso à sua velocidade para a dar de novo a Benzema. O francês encostou para o fundo das redes sem problemas, e o Bernabéu enlouqueceu. A partir desse momento, o Real apertou o cerco ao PSG, que parecia andar a passo, sem vontade e desmotivado. O segundo golo acabou por surgir aos 76 minutos, com Benzema a bisar sozinho entre seis homens do conjunto de Paris. O francês recebeu um passe de Luka Modric e rematou para lado direito da baliza de Donnarumma, que se atirou para o lado contrário.

Dois minutos depois, aconteceu o impensável. Marquinhos, preocupado com Vinícius Júnior, que estava a receber a bola do lado esquerdo à entrada da área, acabou por servir Benzema com um passe limpo e o avançado selou o hat-trick com um remate rasteiro de primeira, sem hipóteses para o guardião do PSG.

Ainda houve tempo para um remate ameaçador fora de área de Modric, que bateu na barra, e para um livre de Messi que, com oportunidade de empatar a eliminatória, não concretizou.

A derrota e consequente eliminação cimenta mais uma desilusão para a formação de Paris, que continua a encontrar dificuldades em ter sucesso com o seu projeto bilionário.

Benzema foi a estrela da noite, com um hat-trick na segunda parte que apurou os ‘merengues’. Foto: UEFA Champions League/Facebook

Os oitavos de final da Liga dos Campeões fecham na próxima semana. Na terça-feira, o Benfica recebe o Ajax, em casa, e vai tentar desfazer a seu favor o empate que trouxe dos Países Baixos (20h00, TVI). No mesmo dia, o Atlético recebe em Madrid o Manchester United (a eliminatória também está empatada).

Na quarta-feira, jogam Villarreal-Juventus e Chelsea-Lille.

Artigo editado por Filipa Silva