Em jeito de antevisão ao confronto entre Sporting de Braga e AS Mónaco, para a UEFA Europa League, o JPN fez uma análise à atualidade do clube francês. O adversário dos arsenalistas ainda não perdeu esta época para a Liga Europa.

O Mónaco é o adversário do Sporting de Braga, nos oitavos de final da Liga Europa. Foto: AS Monaco/Facebook

A contrastar com uma época um pouco aquém das expetativas na liga francesa, o AS Mónaco está em grande forma na Liga Europa. Com três vitórias e três empates, os monegascos foram os primeiros classificados do grupo B, com Real Sociedad, PSV e Sturm Graz.

“Sporting de Braga x AS Mónaco” é um duelo inédito em jogos oficiais. A única vez que as duas equipas se defrontaram foi na pré-epoca da temporada 2019/2020, na Pedreira. O treinador do Sporting de Braga era Ricardo Sá Pinto; já o AS Mónaco era orientado por outro bem conhecido dos bracarenses: Leonardo Jardim. O amigável terminou com um empate a zero.

Agora, comandado pelo belga Philippe Clement, o AS Mónaco está bem diferente daquele a que Leonardo Jardim nos habituou. Na Ligue 1, o AS Mónaco subiu ao oitavo lugar, no último fim de semana, após uma vitória no terreno do Marselha. A época do AS Mónaco na liga francesa tem sido muito instável. Até ao momento, o clube do Principado regista 11 vitórias, oito derrotas e oito empates.

Nas competições europeias, o AS Mónaco também começou mal a época, ao não conseguir a qualificação para a Liga dos Campeões. Contudo, na Liga Europa, para onde foi atirado, a equipa monegasca, até ver, está a conseguir afirmar-se e, na fase de grupos, alcançou o primeiro lugar do grupo B, sem derrotas.

Os trunfos de Philippe Clement

A média de idades da equipa do AS Mónaco é, aproximadamente, 24,3. É um plantel relativamente jovem, que tem promessas do futebol mundial, como o guarda-redes alemão Alexander Nubel – emprestado pelo Bayern de Munique –, o médio Aurélien Tchouameni – titularíssimo no meio-campo defensivo do AS Mónaco, que já conta com 38 jogos esta época – e o ponta de lança Myron Boadu – promessa do futebol holandês, que regressou recentemente de lesão.

No meio de tanta juventude, ainda se conseguem elevar a voz e os pés da experiência. Ben Yedder – melhor marcador do campeonato francês –, Cesc Fàbregas – indisponível para o jogo de amanhã – e Djibril Sidibé – único jogador do plantel que foi campeão com o AS Mónaco – são alguns nomes desses jogadores mais experientes do plantel do AS Mónaco, que ajudam a sustentar o talento mais jovem.

Philippe Clement costuma dispor a equipa num 4-1-4-1. As redes monegascas deverão ser defendidas por Alexander Nubel; na defesa, à esquerda é provável que jogue o brasileiro Caio Henrique e à direita o experiente Djibril Sidibé; face à ausência, por lesão, do defesa central Maripan, a dupla de centrais mais provável é Badiashile e Disasi; no meio-campo, a região mais defensiva deverá ser ocupada pelo imponente Aurélien Tchouaméni. À sua frente, numa linha de quatro jogadores, Gelson Martins e Sofiane Diop deverão jogar mais abertos e o setor central, provavelmente, vai ser ocupado por Jean Lucas e pelo jogador de cariz mais ofensivo Kevin Volland que, no ataque, se deverá juntar ao goleador da equipa, Ben Yedder.

O AS Mónaco não vai poder contar com os lesionados Maripán, Fàbregas e Diatta, nem com o castigado Youssouf Fofana. Em risco de exclusão para o segundo jogo da eliminatória estão Aleksandr Golovin e Kevin Volland.

Alguns protagonistas do Principado

Mónaco na Europa

O AS Mónaco chega aqui como vencedor do grupo B, na fase de grupos da competição. No início da época, o AS Mónaco falhou o acesso à Liga dos Campeões – num play-off que perdeu com o Shakhtar Donetsk. Na altura, Robert Kovac ainda era o treinador do clube do Principado.

A Real Sociedad, o PSV e o Sturm Graz foram os adversários do AS Mónaco na fase de grupos. Os monegascos venceram um jogo e empataram outro com cada uma as três equipas e foi o suficiente para liderarem o grupo. Em segundo lugar ficou a Real Sociedad, em terceiro o PSV e em último o Sturm Graz, da Áustria.

O AS Mónaco chega pela primeira vez aos oitavos de final da Liga Europa, naquela que é apenas a sua segunda participação na segunda maior competição de clubes da europa.

A melhor prestação dos monegascos nas competições europeias foi a chegada à final da Liga dos Campeões, em 2003/04, frente ao FC Porto, que conseguiu trazer o troféu para Portugal. Num passado mais recente, em 2016/17, o AS Mónaco também surpreendeu, ao conseguir alcançar as meias finais da liga milionária. A equipa era, na altura, orientada pelo português Leonardo Jardim.

Os portugueses têm a fama de se dar bem no Mónaco, mas o clube do Principado nunca conseguiu vencer em Portugal. O melhor que fez foi um empate a uma bola, frente ao Belenenses, numa eliminatória da Taça das Taças em 1989/90.

O AS Mónaco vem ao Estádio Municipal de Braga, depois de uma vitória para o campeonato frente ao Marselha, com um golo de Gelson Martins. Antes desta vitória, a equipa de Philippe Clement tinha estado quatro jogos sem vencer e, certamente, o treinador belga, que está no AS Mónaco desde janeiro, não quererá voltar a entrar numa série negativa de resultados.

Na Ligue 1, o AS Mónaco é oitavo, e está a três pontos dos lugares europeus – a seis da Liga dos Campeões. A conquista da Liga Europa seria talvez a melhor opção para o AS Mónaco voltar a jogar, novamente, na liga milionária. Os monegascos esperam continuar o bom registo na Liga Europa, registo este que deve preocupar os arsenalistas.

O jogo é hoje, às 20h00, no Estádio Municipal de Braga, e terá transmissão televisiva na Sport TV.

Artigo editado por Filipa Silva