FC Porto perdeu diante do Lyon, por 0-1, para a Liga Europa, e ficou em desvantagem na eliminatória. A segunda mão dos oitavos de final joga-se na próxima semana, em França. Lucas Paquetá marcou o golo dos franceses.

Lucas Paquetá e Sanchéz Martínez foram os protagonistas do jogo. Foto: UEFA Europa League/Facebook

O FC Porto recebeu, esta quinta-feira, no Estádio do Dragão, os franceses do Olympique Lyonnais, em jogo a contar para os oitavos de final da Liga Europa. O golo da vitória gaulesa foi apontado por Lucas Paquetá, à passagem do minuto 60. Já a formação azul e branca não contou com a sorte do seu lado, e viu um penálti e um golo serem anulados. A noite estava fria, no Estádio do Dragão, mas o árbitro Sánchez Martínez ajudou a aquecer os ânimos ao tomar algumas decisões que foram muito contestadas pelos adeptos da casa.

Num jogo bastante equilibrado, Sérgio Conceição dispôs, inicialmente, os seus jogadores em 4-3-3. Relativamente ao jogo anterior, o treinador do FC Porto foi forçado a retirar Wendell, que estava castigado, e Zaidu voltou ao 11. Na equipa de Peter Bosz, que apresentou um 4-2-3-1, no Estádio do Dragão, foram novidades Léo Dubois e Ndombélé. Os franceses entraram para os lugares de Malo Gusto e Aouar.

Chuva de oportunidades, mas nulo do marcador

O Lyon veio a jogo com a particularidade de ser uma das equipas invictas desta edição da Liga Europa e, na noite de ontem, voltou a não vacilar. Os franceses entraram melhor na partida e conseguiram criar vários lances de perigo junto à baliza dos dragões. Diogo Costa disse “presente” e respondeu à altura, com várias defesas.

No entanto, alguns erros da equipa gaulesa permitiram que o FC Porto intensificasse as transições ofensivas. Os dragões só não conseguiram ser eficazes na hora da verdade, já que as suas investidas esbarraram num implacável Anthony Lopes.

O jogo foi-se equilibrando ao longo da primeira parte, com ambas as equipas a tentarem impor o seu jogo e a criarem várias oportunidades de golo. Ao minuto 38, Toko-Ekambi esteve muito perto de inaugurar o marcador depois de uma defesa incompleta de Diogo Costa. O extremo do Lyon atirou à malha lateral.

Com a chuva a cair com grande intensidade, ao longo do dia de ontem, na cidade do Porto, o relvado do Estádio do Dragão tornou-se mais pesado, proporcionando um jogo mais físico e disputado na zona central do terreno.

Paquetá a traVAR os azuis e brancos

Sérgio Conceição fez a primeira mexida ao intervalo e lançou o reforço de inverno Rúben Semedo, que fez a sua estreia em jogos oficiais pela equipa A do FC Porto.

Os dragões entraram muito enérgicos na segunda parte e fizeram um remate muito ameaçador, por intermédio de Taremi, no reatar do jogo. Do outro lado, Dembelé também falhou um golo certo, no frente a frente com Diogo Costa.

No entanto, a equipa do Lyon também voltou muito ofensiva para o jogo. À passagem do minuto 60, Lucas Paquetá aproveitou um passe de calcanhar de Dembelé e inaugurou o marcador. Numa primeira instância, o golo tinha sido anulado pelo árbitro assistente, mas, depois de recorrer ao VAR, Sanchéz Martínez acabou por validar o tento dos franceses.

Pouco tempo depois, o avançado brasileiro e o VAR voltaram a ser protagonistas. Num lance na área azul e branca, Lucas Paquetá tocou a bola com a mão e o árbitro assinalou penálti para o FC Porto. Com o apoio do VAR, Sanchéz Martínez reconsiderou a decisão e anulou o penálti.

O desgaste físico foi-se sentindo nos intervenientes da partida, e o desperdício de oportunidades ia-se somando. Além disso, os dois internacionais portugueses que estavam entre os postes das balizas demonstraram um grande nível.

À passagem do minuto 90’+4’, ainda se gritou golo, no Estádio do Dragão, mas, como não há duas sem três, o VAR voltou a tramar a equipa do FC Porto e anulou o golo a Chancel Mbemba.

Tudo em aberto na eliminatória

No final da partida, Sérgio Conceição, apesar de admitir que o FC Porto estava mais debilitado em termos físicos, enalteceu o facto de a equipa ter conseguido equilibrar forças frente a um Lyon que parece estar a apostar as fichas todas na Liga Europa: “Foi um jogo muito equilibrado, onde houve três ou quatro oportunidades para o Lyon, e quatro ou cinco para nós, inclusive, um golo e um penálti anulados”.

Sérgio Conceição, apesar de reconhecer a qualidade do adversário, não baixa os braços e afirma que ainda é possível reverter a situação, pois eliminatória ainda vai a meio: “Isto ainda não terminou, estamos a meio de uma eliminatória, contra uma equipa difícil, com boas individualidades”.

Peter Bosz, treinador do Lyon, afirmou que a sua equipa esteve muito forte, mas partilha da ideia de Sérgio Conceição: “Nada está decidido, veremos na próxima semana. Vai exigir-se a mesma energia e intensidade para voltar a defrontar esta equipa”.

A segunda mão dos oitavos de final está agendada para a próxima quinta-feira, dia 17 de março, no Parc Olympique Lyonnais. Pelo meio, o FC Porto vai receber o CD Tondela, em jogo a contar para a jornada 26 do campeonato nacional.

Artigo editado por Filipa Silva