Andebol

Começamos pelo andebol. Num sempre disputado confronto entre duas equipas do Grande Porto, FC Porto e Águas Santas defrontam-se este sábado (12), pelas 15h00, no Dragão Arena.

Os dragões, segundos classificados com menos um jogo, recebem os maiatos, atuais quartos classificados, em jogo referente aos quartos de final da Taça de Portugal da modalidade. Os dragões venceram na fase anterior o Xico Andebol, enquanto o Águas Santas triunfou em Gaia sobre o Futebol Clube de Gaia.

E para quem também acompanha a modalidade ao nível internacional, em França, o andebol também andará na ordem do dia. No domingo, PSG, primeiro na tabela classificativa, e HC Nantes, segundo, vão lutar pelos três pontos. Os parasienses tem o objetivo de se manter sólidos na liderança, enquanto os homens da equipa de Nantes querem reduzir a distância pontual de sete pontos.

Atletismo

A Seleção Nacional Universitária de corta-mato vai estar em Aveiro para disputar o Mundial Universitário da modalidade. O JPN esteve à conversa com Rafael Lopes, atleta que vai representar Portugal, e Wilson Carmo, presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro, sobre a prova que se realiza este sábado.

Para além disso, sábado e domingo, Leiria vai receber a Taça da Europa de Lançamentos. Está prevista a presença de 297 atletas de 39 países, que disputarão como habitualmente os quatro lançamentos olímpicos (peso, disco, martelo e dardo) nos escalões de sub-23 e de seniores, em ambos os géneros.

Portugal vai estar representado na máxima força com a recordista nacional e líder mundial do ano no lançamento do peso, Auriol Dongmo, bem como o recordista masculino, Francisco Belo, além da finalista olímpica Liliana Cá, no disco. No total vão estar 15 atletas lusos. A competição terá transmissão online.

Basquetebol

No Basquetebol, Sporting CP e UD Oliveirense encontram-se para disputar a 21.ª jornada do campeonato nacional. Apesar do poderio leonino, os homens de Oliveira de Azeméis vão tentar derrotar a formação que tão bem conhecem – alguns dos jogadores que ‘militam’ nos leões ja vestiram as cores da UD Oliveirense.

No sábado e pelas 21h30, o Pavilhão João Rocha enche-se de adeptos e a Sporting TV de espectadores.

Ciclismo

No domingo, dão-se por terminadas as duas provas do momento do ciclismo internacional: Paris-Nice e Tirreno-Adriático. Na primeira, João Almeida é o único português em prova e ocupa o top-20 da classificação geral. Enquanto na competição que se disputa entre os dois mares, em Itália, o ciclista Tadej Pogacar (UAE Emirates) é até agora [sexta-feira, dia 11] o líder. De ressalvar que o esloveno, já venceu a Volta aos Emirados Árabes Unidos, este ano.

Nessa mesma prova, está também o português Nelson Oliveira (Movistar), único luso em prova, depois da desistência de Ruben Guerreiro (EF Education-Easy Post) e está em 31.º.

Futebol

Dois jogos ingleses estão na agenda deste fim de semana para os apaixonados pelo futebol internacional. Este sábado, Manchester United e Tottenham têm encontro marcado em Old Trafford, pelas 17h30. Com apenas dois pontos a separar as duas formações, o Tottenham tenta subir na tabela para chegar aos lugares que dão acesso às competições europeias.

No domingo, Arsenal e Leicester também vão demonstrar muito futebol. Apesar da grande diferença pontual existente entre o quarto lugar dos Gunners e o 12.º dos Foxes, a bola vai rolar às 16h30, em Londres. Ambos os jogos em exclusivo na Sport TV.

Hóquei em Patins

O primeiro clássico na agenda pertence ao hóquei em patins. Em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal, SL Benfica e Sporting CP procuram a vitória para marcarem presença na próxima fase da competição. O jogo realiza-se no Pavilhão Fidelidade, este sábado, pelas 19h00, e terá transmissão BolaTV.

Rali

Como já foi noticiado pelo JPN, os Campeonato de ralis de Portugal arrancam esta sexta-feira. A primeira prova, que se realiza até domingo, terá transmissão apenas no último dia na Sport TV, com a passagem pela Lameirinha.

Râguebi

Para os amantes de râguebi, o Torneio das Seis Nações volta aos grandes ecrãs, este fim de semana, e marca a quarta jornada da competição. Depois do País de Gales-França (9-13), este sábado, Itália-Escócia, às 14h15, e Inglaterra-Irlanda, pelas 16h45, entram em campo. Para além deste países, Escócia e Irlanda também lutam pelo troféu. Até ao momento, a classificação é liderada pela França.

A Sport TV é a responsável pela transmissão dos encontros.

Ténis

O Indian Wells Masters, que decorre desde dia 7 março, nos Estados Unidos da América, é o torneio do momento. Inserido no circuito ATP na categoria Masters 1000, o torneio conta com os melhores tenistas do mundo: Daniil Medvedev, Rafael Nadal e Stefanos Tsitsipas são alguns exemplos. A competição termina a 20 de março e as partidas tem transmissão na Sport TV.

Voleibol

Clássicos marcam a agenda do Voleibol, tanto no masculino como no feminino. Na vertente masculina e a contar para o campeonato nacional, SL Benfica e Sporting CP medem forças. Este sábado, pelas 17h00, os leões tentarão vencer as águias para subir na tabela classificativa. A jogar em casa, a Sporting TV terá a responsabilidade da transmissão.

O Benfica volta à ação, no domingo, no feminino. A AJM/FC Porto e a equipa encarnada têm encontro marcado para as 14h00 no Dragão Arena. Para quem não conseguir deslocar-se ao local, o jogo terá transmissão no Porto Canal.

Artigo editado por Filipa Silva