O presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Ernesto Fortunato Neves dos Santos, faleceu no sábado (12). Tinha 74 anos. As cerimónias fúnebres estão marcadas para as 10h30 desta segunda-feira. O corpo encontra-se em câmara ardente na Capela de Santa Maria de Campanhã.

O presidente da Câmara do Porto decretou para esta segunda-feira um dia de luto municipal. O movimento de Rui Moreira – que apoiou a recandidatura de Ernesto Santos nas últimas autárquicas, apesar do autarca ser do PS – lamentou o falecimento “de um homem bom e de um autarca que sempre colocou os interesses dos fregueses de Campanhã em primeiro lugar”. No comunicado, relembram o socialista pelo trabalho e dedicação à freguesia e população.

A junta de freguesia também lembrou o “homem solidário, fraterno, um verdadeiro humanista” que trabalhou sempre pelos “interesses da nossa freguesia”.

Nascido em 1947, no Bairro de São João de Deus, no Porto, Ernesto Santos teve uma vida ligada ao associativismo e à política local. O autarca foi presidente da Associação de Futebol do Porto ao longo de 20 anos, candidatou-se como independente à Assembleia Constituinte, em 1976, e foi eleito como independente para a Assembleia de Freguesia de Campanhã pelo Partido Socialista, em 1993. Quatro anos mais tarde, integrou o executivo socialista, como vogal, tesoureiro, secretário e, por último, presidente, desde 2013.

Nas últimas eleições autárquicas, foi reeleito para o terceiro mandato no cargo, sendo o único socialista a governar uma freguesia na cidade Invicta.

Artigo editado por Filipa Silva