MARO foi a grande vencedora do Festival da Canção 2022. A canção “saudade, saudade”, co-escrita por John Blanda, garantiu à artista a vitória e representação de Portugal na Eurovisão.

Mariana Secca, nome da artista, dedicou a música ao falecido avô. Cantada numa mistura em inglês e português, põe em primeiro plano a palavra mais portuguesa de todas: saudade.

A composição foi interpretada, na final, por MARO junto de um coro de quatro vozes femininas. A canção obteve a pontuação máxima – 12 pontos – tanto pela votação do júri como do público.

O segundo lugar pertence a Tiago Nogueira e os seus Os Quatro e Meia, com o tema “Amanhã”. FF, com a música “Como É Bom Esperar Alguém”, ficou com a terceira classificação.

A emissão de sábado à noite contou com apresentação de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Transmitido em direto pela RTP e também pela televisão espanhola, o espetáculo voltou a a assinalar os 65 anos da estação pública. A noite começou com uma homenagem à Ucrânia, país de onde Portugal saiu vencedor do festival Eurovisão, em 2017, com o tema “Amar Pelos Dois”, interpretado por Salvador Sobral.

MARO vai representar Portugal em Turim, Itália, país que recebe este ano a Eurovisão, no seguimento da vitória da banda Måneskin na edição do ano passado. A 10, 12 e 14 de maio (as duas semifinais e uma final, respetivamente), a cidade italiana organizará a 66.ª edição do festival europeu. Portugal é um dos 40 países a concurso – inicialmente, seriam 41, número que diminuiu com a exclusão da Rússia pela organização.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha