Na sequência da guerra na Ucrânia e dos milhões de ucranianos que deixaram sua terra natal para fugir do conflito instaurado, a Faculdade de Letras da UP vai oferecer cursos de português para ucranianos refugiados em Portugal.

Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foto: Gabriella Garrido

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) está a promover cursos de português para refugiados ucranianos em Portugal. Os cursos de Português para Estrangeiros em nível de iniciação (A1) serão promovidos em parceria com o Secretariado Diocesano das Migrações e Turismo da Diocese do Porto e serão gratuitos.

Além da possibilidade da flexibilidade de horários, podem ainda ser frequentados presencialmente ou à distância, consoante com o local de residência dos estudantes. A oferta não se restringe somente a ucranianos, estando os cursos igualmente abertos para refugiados de outras nacionalidades em Portugal.

A inscrição deve ser feita aqui e, para mais informações, deve-se contactar este gabinete da Diocese do Porto através do telefone (+351) 226 056 031 ou pelo e-mail [email protected].

Esta iniciativa conjunta da FLUP e da Diocese está de acordo com a manifestação do reitor da Universidade do Porto em reposta a invasão da Ucrânia pelas tropas russas. “Apoio e solidariedade às universidades e às comunidades académicas, bem como ao povo ucraniano”, disse António de Sousa Pereira.

O comunicado do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), presidido pelo também reitor da UP, refere que “o CRUP e as universidades que o integram promoverão, em colaboração com o governo português, autarquias locais e com a Plataforma Global para a Educação Superior nas Emergências, todos os esforços necessários à criação de condições de apoio aos estudantes, trabalhadores, docentes e investigadores ucranianos que se encontram em Portugal”. O objetivo é assistir, também, as universidades ucranianas e aos membros da comunidade académica russa que se opõem à invasão na Ucrânia.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha