Para a Sérvia, viajaram 12 atletas portugueses para competir pelas medalhas. Fernando Tavares, técnico nacional, e Carlos Nascimento, atleta luso, revelaram ao JPN as expectativas para esta competição, que se realiza entre 18 e 20 de março.

Mundiais de Atletismo em Pista Coberta vão decorrer em Belgrado. Foto: FPA

A cidade de Belgrado, na Sérvia, recebe a partir de sexta-feira o Campeonato do Mundo de Atletismo em pista coberta. A maior comitiva que Portugal já teve – à exceção de 2001, ano em que organizou a competição – conta com 12 atletas de várias modalidades. Focado em que os atletas “façam o seu melhor”, Fernando Tavares, técnico nacional, salienta a qualidade do grupo.

Para o comandante dos lusos, a conquista de medalhas é possível, “pelo menos” por parte dos atletas que “à data atual, em termos de ranking, estão nas posições cimeiras”. “Apesar dos nossos atletas fazerem sempre o seu melhor, o seu melhor pode não ser melhor que o melhor dos seus adversários”, relembrou também.

Para Carlos Nascimento, velocista do Sporting CP, a modalidade está a evoluir e prova disso é o elevado número de atletas que Portugal leva na sua representação para a Sérvia. “Os nossos atletas são cada vez melhores e batem-se com os melhores lá de fora e só temos que estar orgulhosos disso”, enfatizou em declarações ao JPN.

“Tudo pode acontecer”

Carlos Nascimento, que vai competir na prova de 60 metros, disse ao JPN que o seu principal objetivo é ser semifinalista, “depois disso tudo pode acontecer”. O português frisou as dificuldades que poderá enfrentar, uma vez que as provas de velocidade são maioritariamente dominadas por americanos e asiáticos.

No entanto, relembrou o quinto lugar alcançado no europeu do ano passado, como um resultado que permite “excelentes perspetivas futuras”.

Questionado sobre se um dos objetivo é bater o seu recorde nacional, fixado em 6:62 segundos – obtido nesse mesmo europeu – Carlos Nascimento realça que é isso que tenta fazer em todas as provas. No mundial de Belgrado acredita “que é possível estar em cima do recorde ou melhorá-lo”, concluiu.

Os convocados para Belgrado

Portugal vai contar com a participação de seis atletas femininas, entre as quais se destacam Patrícia Mamona (Sporting CP), vice-campeã olímpica de triplo salto, e Auriol Dongmo (Sporting CP), recordista mundial do ano no lançamento do peso, com a marca de 19.90 metros, alcançada nos Campeonatos de Portugal. Dongmo chega também a Belgrado como a campeã europeia de pista coberta em título.

No masculino, também com seis atletas, os olhos vão estar postos em Pedro Pablo Pichardo (SL Benfica), campeão olímpico no triplo salto e campeão europeu em pista coberta. Francisco Belo, que ficou a um lugar do pódio no último europeu de pista coberta – além de ter batido o recorde nacional nessa competição – será outro dos atletas a acompanhar.

Comitiva portuguesa 

  • Auriol Dongmo (Sporting CP), lançamento do peso
  • Jessica Inchude (Sporting CP), lançamento do peso
  • Cátia Azevedo (Sporting CP), 400 metros
  • Patrícia Mamona (Sporting CP), triplo salto
  • Lorene Bazolo (Sporting CP), 60 metros
  • Rosalina Santos (Sporting CP), 60 metros
  • Abdel Larrinaga (Sporting CP), 60 metros barreiras
  • Carlos Nascimento (Sporting CP), 60 metros
  • Francisco Belo (SL Benfica), lançamento do peso
  • Isaac Nader (SL Benfica), 1.500 metros
  • Pedro Pablo Pichardo (SL Benfica), triplo salto
  • Tiago Luís Pereira (Sporting CP), triplo salto

A primeira prova do mundial leva à pista Lorene Bazolo e Rosalina Santos, às 9h15 (hora local), 8h15 portuguesas, nos 60 metros. A competição tem transmissão na RTP2. Todos os horários das provas estão disponíveis no site oficial do mundial.

Artigo editado por Filipa Silva