A 50.ª edição do Portugal Fashion arranca esta quarta-feira, 16 de março, a partir das 15h. Para celebrar este marco, o evento conta com um programa extenso e diversificado. São quase 40 desfiles ao longo de quatro dias e vários eventos paralelos, como showrooms, conversas, apresentações e espaço para cocktails.

Os desfiles vão ter lugar em vários espaços da Alfândega do Porto e no emblemático Ateneu Comercial do Porto, que servirá de cenário para o desfile de Diogo Miranda (11h30), na celebração do 15.º aniversário da sua marca, e uma apresentação da marca Ernest W. Baker (12h30), ambos na manhã de dia 19.

Trata-se de uma edição muito simbólica, que nos faz olhar para o passado com orgulho e, ao mesmo tempo, encarar com grande esperança o futuro quer do Portugal Fashion, quer da moda portuguesa”, pode ler-se no comunicado divulgado pela organização do evento.

Após dois anos com a imposição de medidas restritivas, devido à pandemia, a organização acredita que esta edição se vai aproximar “dos moldes anteriores”. No entanto, opta por manter a lotação de 400 lugares na maior parte dos desfiles – um número que está bem longe da realidade antes da Covid-19, em que a plateia rondava as 2000 pessoas.

Ao longo dos quatro dias, vão passar pela passerelle do Portugal Fashion nomes grandes da moda nacional, com especial destaque para a presença de Alexandra Moura, Alves/Gonçalves, David Catalán, Diogo Miranda, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Katty Xiomara, Luís Onofre, Miguel Vieira, Pé de Chumbo, Sophia Kah e Susana Bettencourt, entre vários outros. O evento sublinha ainda, como foco para esta edição, a estreia da marca NOPIN, da jovem criadora Catarina Pinto, dia 17 (quinta-feira) e o regresso do criador Pedro Pedro, dia 18 (sexta-feira).

Nesta edição mantém-se a parceria com o Creative Africa Nexus (CANEX), do Afreximbank, programa do Banco de Investimento africano. Esta iniciativa expande o programa do evento, com a apresentação das coleções de 20 designers africanos, num total de oito desfiles (cinco designers na passerelle principal e três jovens criadores no espaço “Bloom”). O projeto pretende promover o investimento na economia criativa e cultural africana.

Portugal Fashion mantém presença no digital

À semelhança do que tem acontecido nas últimas edições, quem não tiver a oportunidade de assistir presencialmente ao evento, poderá acompanhar a transmissão em live stream na internet, numa emissão conduzida pela apresentadora Raquel Strada e pelo humorista e ilustrador Hugo Van der Ding. Para além dos desfiles, estão previstas “entrevistas e reportagens nos bastidores e, ainda, conversas temáticas” nas rubricas Thinking Fashion e Waiting Room.

“Bloom”: a aposta em jovens criadores

O primeiro dia da 50.ª edição do Portugal Fashion é inteiramente dedicado ao projeto “Bloom”, que reúne cinco escolas de moda (EMP, ESAD, Modatex, Cenatex e FAUL), nove jovens designers portugueses (Darya Fesenko, Maria João Cunha, AHCOR, Diogo Van Der Sandt, Vítor Dias, Marcelo Almiscarado, Maria Carlos Baptista, Inês Manuel Baptista e HUARTE) e três criadores de origem africana (The Ladymaker, Abiola Olusola e Judy Sanderson) no âmbito do programa CANEX.

Desde 2004, o Portugal Fashion tem vindo a incluir nas atividades concursos dirigidos a novos designers, através do Porgrama Aliança. Em outubro de 2010, na 27.ª edição, surgiu com o mesmo propósito a plataforma “Bloom”. Até ao momento, esta iniciativa já apresentou coleções de cerca de 100 jovens criadores e 200 estudantes de escolas de moda.

Em destaque na programação do “Bloom” estão os desfiles dos vencedores do “Concurso Bloom powered by Sonae Fashion”: Marcelo Almiscarado e Maria Carlos Baptista, ambos no dia 17.

De salientar também o desfile conjunto dos vencedores da última edição do Concurso Novos Criadores PFN: Darya Fesenko (MODATEX) e Maria João Cunha (ESAD) e do jovem designer Diogo Van Der Sandt, que participou no evento no ano de 2020 enquanto um dos vencedores do mesmo concurso.

No dia 17, também a “ex-bloomer” Carolina Sobral apresenta a sua coleção e revela os motivos que a levaram a ascender do “Bloom” à passerelle principal, na última edição do evento.

Mónica Neto, diretora do evento, acredita que o Portugal Fashion contribui para a “descoberta, apoio e promoção de novos talentos da moda” e tem sido impulsionador na “renovação geracional da fileira”, refere em comunicado.

Vários nomes, hoje largamente conhecidos na indústria da moda, começaram na programação como bloomers e, hoje em dia, fazem parte do calendário principal do Portugal Fashion. É o caso de David Catalán, Estelita Mendonça, Hugo Costa, Inês Torcato, Susana Bettencourt e, mais recentemente, a marca slow-fashion Unflower e a estilista Carolina Sobral.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), cofinanciado pela iniciativa Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.