O selecionador nacional anunciou, esta quinta-feira, os 25 convocados para o jogo frente à seleção turca. Em encontro a contar para o acesso ao Mundial do Catar, a experiência imperou sobre a juventude.

Foto: FPF/Facebook Foto: FPF/Facebook

Gonçalo Inácio estreia-se em convocatórias para a seleção A. O defesa do Sporting é a principal novidade entre os 25 escolhidos por Fernando Santos para defrontar a Turquia, no próximo dia 24. Na conferência de imprensa, que decorreu esta quinta-feira (17), na cidade do futebol, em Oeiras, o selecionador apelidou o jogo como “o momento mais importante” desde que assumiu a liderança da seleção das quinas, o selecionador deixou claro que este “é um momento para ganhar”.

Em comparação com a última convocatória de Fernando Santos, na baliza, não há alterações. Pelo contrário, na defesa, o técnico nacional teve de fazer ajustes. Face às lesões de Rúben Dias e Nélson Semedo, foram chamados Gonçalo Inácio e Raphaël Guerreiro, ausente da última convocatória por lesão, além de Cédric Soares. Nélson Semedo ficou de fora.

Também ausente por lesão, Renato Sanches não era opção para Fernando Santos e, por isso, Otávio foi chamado. De fora, face à última convocatória, ficaram João Palhinha e João Mário. No ataque, a única diferença é a entrada de Gonçalo Guedes em substituição de Rafa Silva.

A estreia de Vitinha pela seleção principal, sobre a qual se tem vindo a falar na imprensa desportiva, uma vez que tem sido uma peça preponderante no FC Porto, não aconteceu ainda.

Os convocados

• Guarda-redes– Anthony Lopes (Olympique Lyon), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (AS Roma);
  • Defesas – Cédric Soares (Arsenal FC), João Cancelo (Manchester City), Diogo Dalot (Manchester United), Gonçalo Inácio (Sporting CP), José Fonte (Lille OSC), Pepe (FC Porto), Nuno Mendes (PSG), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);
  • Médios – Danilo Pereira (PSG), Matheus Nunes (Sporting CP), William Carvalho (Real Betis), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United), João Moutinho (Wolverhampton Wanderers FC), Otávio Monteiro (FC Porto), Bernardo Silva (Manchester City);
  • Avançados– João Félix (Atlético Madrid), André Silva (RB Leipzig), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Diogo Jota (Liverpool FC), Gonçalo Guedes (Valência) e Rafael Leão (AC Milan).

Nas declarações aos jornalistas, Fernando Santos garantiu que o objetivo é estar no Mundial do Catar, “tudo o resto é menos importante”. Frente à Turquia, o engenheiro frisou que Portugal é “claramente favorito”, mas que esse “favoritismo tem de se mostrar no campo”.

Para Fernando Santos, a seleção adversária “tem jogadores com qualidade e que jogam em grandes campeonatos”. Assim, é necessário “serenar” para “alcançar o objetivo”.

Portugal joga o encontro decisivo, quinta-feira (24), no Estádio do Dragão, e tem transmissão na RTP. Em caso de vitória, Portugal defronta o vencedor do encontro entre Itália e Macedónia do Norte e só assim garante a presença no Mundial do Catar.

Sub-21 também foram escolhidos

A seleção de sub-21 também vai entrar em ação. Os comandados de Rui Jorge vão jogar dois jogos de qualificação para o Euro 2023 frente à Islândia e à Grécia.

• Guarda-redes: Celton Biai (Vitória SC), Samuel Soares (SL Benfica) e Gonçalo Tabuaço (CF Estrela)
  • Defesas: Eduardo Quaresma (CD Tondela), Alexandre Penetra (FC Famalicão), João Mário (FC Porto), Nuno Tavares (Arsenal FC), Tiago Djaló (LOSC Lille) e Tomás Tavares (FC Basel 1983)
  • Médios: Afonso Sousa (Belenenses SAD), André Almeida (Vitória SC), Fábio Vieira (FC Porto), Paulo Bernardo (SL Benfica), Tiago Dantas (CD Tondela), Vítor Ferreira (FC Porto), José Carlos (Varzim SC) e Fábio Carvalho (Fulham FC)
  • Avançados: Fábio Silva (Wolverhampton Wanderers FC), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Gonçalo Borges (FC Porto), Henrique Araújo (SL Benfica) e Vítor Oliveira (SC Braga)

A grande surpresa na convocatória é Fábio Carvalho, jogador do Fulham FC, que já representou as seleções jovens de Inglaterra e estava na mira dos ingleses para atuar pelos sub-21. Para além do lusodescendente, Samuel Soares e José Carlos fazem a estreia neste escalão.

Portugal recebe a Islândia a 25 de março, em Portimão, pelas 20h15. No segundo encontro, que se realiza quatro dias depois (29), os lusos deslocam-se à Grécia, em jogo agendado para as 17h00 (hora portuguesa), com transmissão no Canal 11.

Artigo editado por Filipa Silva