Em Turim, o Villarreal desbloqueou a eliminatória nos últimos quinze minutos, marcou três golos e eliminou a Juventus. Em Lille, os franceses entraram mais fortes, mas os 'blues' confirmaram o favoritismo e venceram por 2-1. Está fechado o 'top 8' da liga milionária. Sorteio realiza-se esta sexta-feira.

Espanhóis guardaram a pontaria para os minutos finais

O Villarreal descolou-se, esta quarta-feira, a Turim para surpreender a Juventus. Depois do empate a uma bola na primeira mão, os espanhóis fizeram a bola entrar na baliza italiana por três vezes em quinze minutos e superaram “la vecchia signora”.

Numa primeira parte em que a equipa da casa se mostrou mais perigosa, foram os italianos os primeiros a causar perigo. Aos 20 minutos, o lateral esquerdo De Sciglio cruzou forte para a entrada da área onde Vlahovic se antecipou à defesa dos espanhóis, mas a bola acertou na barra de Rulli.

A Juventus foi a dona do primeiro tempo e a dupla Morata e Vlahovic teimava em tentar inaugurar o marcador, mas encontrou do outro lado Rulli, que se manteve seguro entre os postes. De um lado, a persistência italiana não encontrava a eficácia necessária para desbloquear o jogo. Do outro lado, os espanhóis, que apesar de terem tentado criar perigo por algumas vezes acabaram por ser uma equipa mais cautelosa, desbloquearam a eliminatória num só sopro.

Ao intervalo, Unai Emery, técnico do Villarreal, fez entrar Coquelin e Chukwueze para os lugares de Trigueros e Pino. Os espanhóis ganharam mais bola, mas continuaram com dificuldade em criar volume ofensivo.  O treinador dos espanhóis lançou, pouco depois, Gerard Moreno, e foi mesmo o veterano a inaugurar o marcador.

Aos 75 minutos, Rugani derrubou Coquelin na área. O árbitro da partida precisou de consultar o VAR, e assinalou grande penalidade. Na cobrança, Moreno bateu Szczesny que, apesar de ter adivinhado o lado, não conseguiu desviar a bola das redes italianas. Estava aberto o marcador em Turim.

À procura de reverter a desvantagem na eliminatória, Massimiliano Allegri, técnico da Juventus, substituiu o defesa Rugani por Dybala e levou a jogo Bernardeschi para o lugar de Locatelli. No entanto, o Villarreal aproveitou a intenção dos italianos para selar a eliminatória.

Aos 85 minutos, na sequência de um canto batido por Parejo, Aurier desviou de cabeça e a bola sobrou para Pau Torres, que, dentro da pequena área, alargou a vantagem no marcador. Com a esperança da Juventus completamente desmoronada, os espanhóis ainda tiveram tempo para furar a baliza de Szczesny mais uma vez.

Aos 89 minutos, Moreno deixou Danjuma em posição frontal para a baliza. Na tentativa de impedir mais um golo, de Ligt atirou-se para o relvado. No entanto, a bola acabou por embater no braço do holandês e foi assinalada mais uma grande penalidade. Chamado a bater, Danjuma enganou o guarda-redes da Juventus e fechou o resultado em 3-0 (4-1 no conjunto da eliminatória).

O Villarreal segue agora para os quartos de final da liga milionária e deixa para trás a “vecchia signora”, que depois da derrota frente ao FC Porto nos oitavos de final da época passada, é eliminada mais uma vez na mesma fase da competição.

Chelsea persegue sonho de se sagrar bicampeão

O atual campeão da Liga dos Campeões deslocou-se ao Estádio Pierre-Mauroy, em França, para assegurar a vitória na eliminatória, depois do triunfo por 2-0 em Stamford Bridge.

A jogar em casa e consciente que seriam precisos dois golos para empatar a eliminatória, os franceses entraram mais fortes na partida. A persistência do Lille foi recompensada e, aos 38 minutos, foi assinalada uma grande penalidade após toque no braço de Jorginho. Na cobrança, o atacante turco Burak Yilmaz não tremeu e bateu Mendy, para reavivar a esperança dos franceses.

Determinado em mudar o rumo do jogo, o Chelsea iniciou a reviravolta ainda no primeiro tempo. Jorginho redimiu-se do lance do golo do Lille e fez uma assistência, que valeu meio golo, para Pulisic. O norte-americano, que já tinha marcado na primeira mão, atravessou a área francesa e finalizou no poste mais distante da baliza de Leo Jardim.

A história da primeira parte repetiu-se e o Lille entrou mais forte no segundo tempo. Os franceses mostraram-se mais pressionantes e apontaram duas oportunidades de perigo: primeiro pela cabeça de Yilmaz e seguidamente por Xeka, que acertou na trave.

No entanto, os ingleses responderam na mesma moeda da primeira parte e voltaram a marcar. Aos 70 minutos, um cruzamento pela esquerda de Mason Mount furou toda a área do Lille e encontrou Azpilicueta, que selou o resultado final em 2-1.

Os londrinos fecham assim o lote das oito equipas que continuam em competição na Liga dos Campeões e mantêm vivo o sonho de revalidar o título.

sorteio dos quartos de final, e do emparelhamento das meias-finais e da final da UEFA Champions League está agendado para as 11h00 desta sexta-feira, dia 18 de março, na Casa do Futebol Europeu, em Nyon, na Suíça.

Artigo editado por Filipa Silva