A edição inaugural do Maia Compact Records Fest arranca já esta sexta-feira no Complexo Desportivo da Maia. Editors e dEUS sobem ao palco na última noite.

Philip Oakey é o histórico líder dos Human League. Aqui, num concerto em 2014. Foto: Jeffrey Pardoen/FlickrsCC BY 2.0

É já esta sexta-feira (18) que arranca a primeira edição do Maia Compact Records Fest, no Complexo Desportivo da Maia. A edição inaugural do festival, que se prolonga até domingo, foi pensada para comemorar o 25.º aniversário da fundação da loja “Compact Records”.

Fundada por Abílio Silva em 1997, a loja começou por importar catálogos de títulos estrangeiros que o melómano vendia depois na papelaria da mãe, na Maia, para depois apresentá-los às lojas de referência. Agora, a Compact, além de distribuidora, é proprietária das lojas “Tubitek” no Porto, Braga e Lisboa e “Auditu” em Leiria, bem como da loja online “CGDO”, sendo também exportadora de material discográfico.

The Human League, inicalmente agendados para dia 19, vão atuar no dia 18, após terem reagendado a sua participação. O cartaz do dia complementa-se com Herman José, The Gift e a música selecionada pelos disc jockeys do célebre bar de Leça da Palmeira, o Batô.

Sábado, dia 19, sobem ao palco os Orchestral Manouevres in the Dark. Além do grupo eletrónico de Liverpool, que conquistou o topo dos tops portugueses no princípio da década de 1980 com temas como “Enola Gay” e “Souvenir”, atuam as duas maiores bandas do contemporâneo “boom do rock português”: os Táxi e os UHF, e o duo norte-americano The Last Interationale.

O festival terá como úlimo dia o de 20 de março, com as atuações dos britânicos Editors, os belgas dEUS e os portugueses The Legendary Tigerman e Mão Morta.

A fechar, os últimos mil bilhetes para os três dias, que podem ser comprados na BlueTicket ou nas lojas Tubitek, terão a sua receita entregue a instituições e IPSS que estão a ajudar refugiados do atual conflito na Ucrânia, de acordo com a organização.

Artigo editado por Filipa Silva