A seleção nacional de andebol vai defrontar a Suíça, esta quinta-feira, no primeiro de dois jogos para a qualificação do Mundial de 2023. Ao JPN, Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional, fez uma antevisão dos encontros frente a uma seleção “que está ao nível de Portugal”.

Se Portugal derrotar a Suíça no conjunto das duas mãos terá novo play-off frente aos Países Baixos em abril. Foto: FPA

O Pavilhão Multiusos de Guimarães recebe, esta quinta-feira, a primeira mão do play-off que opõe Portugal e Suíça. A jogar em casa, Portugal procura adiantar-se na eliminatória frente a um adversário que “também tem a intenção de se qualificar”.

Ao JPN, Paulo Jorge Pereira, selecionador nacional, salientou que estes “vão ser jogos de alta exigência” e que Portugal vai ter que “colocar no jogo o máximo de energia”. “Portanto, é encarar os jogos sem expectativa, com muita energia, competência e com a máxima seriedade”, acrescentou.

A Suíça é uma seleção onde a experiência é a palavra de ordem, uma vez que alguns dos principais jogadores atuam nos melhores campeonatos do mundo. A baliza estará bem fechada ou não fosse Portner “o guarda-redes mais eficaz da liga francesa”. Para além disso, há quatro jogadores que, na ótica de Paulo Jorge Pereira, jogam no melhor campeonato, o alemão. Acresce uma dificuldade que será travar a eficácia de Lenny Rubin, “ o quinto melhor marcador da liga alemã”.

Ao nível ofensivo, há ainda preocupação com Andy Schmid, uma vez que “o jogo da Suíça passa muito pelas tomadas de decisão” do central de 38 anos. Na zona defensiva, o português acredita que os heróis do mar podem “levar uma certa ventagem”.

Covid-19 e lesões condicionaram objetivos

Num lote de jogadores que regressam aos convocados de Paulo Jorge Pereira – André Gomes, Alexis Borges, Bélone Moreira e Pedro Portela- Alexis Borges era, à data da conversa com o JPN, o único que não estava ainda a treinar por estar a recuperar da Covid-19. Não estava, contudo, descartada a hipótese de viajar para a Suíça para o jogo da segunda-mão.

“Ainda temos alguns atletas lesionados que é o caso do Luís Frade e do Diogo Silva. Há uma série de atletas que têm estado nas últimas convocatórias, que agora não estão por lesão”, sublinhou.

Questionado sobre a prestação de Portugal no Euro 2022, em que os lusos somaram três derrotas em três jogos, o selecionador nacional recordou os dez casos de Covid-19 que a seleção teve “durante as duas semanas que antecederam o europeu”. “Eu cheguei a dar treinos da bancada com três atletas dentro do campo, para eles não me contagiarem”, contou.

No entanto, Paulo Jorge Pereira não deixa de realçar os erros cometidos. “Mal acabou a competição, o que eu fiz foi reunir alguns erros que cometemos em termos defensivos e enviar [essa informação] a cada atleta”.

Consciente daquilo que se passou no Europeu, o selecionador nacional espera “utilizar esses erros, ou coisas que correram menos bem, para melhorar já nesta qualificação”.

Portugal joga esta quinta-feira (19h00, RTP2), frente à Suíça, no Multiusos de Guimarães. As seleções voltam a encontrar-se no domingo (20), pelas 13h30, no AXA Arena, na Suíça, com transmissão no mesmo canal.

Artigo editado por Filipa Silva