O Grande Prémio do Bahrein é o primeiro da temporada. Os novos regulamentos são encarados como a mudança mais drástica na categoria desde 1983.

Monolugares voltam às pistas no Bahrein já este fim de semana. Foto: F1/Facebook

A Fórmula 1 arranca, este fim de semana, com o Grande Prémio (GP) do Bahrein. Depois da temporada transata só ter sido resolvida na última corrida do calendário, as expectativas são altas para o que aí vem.

Max Verstappen (Red Bull) foi o grande vencedor, tendo terminado com o domínio de Lewis Hamilton (Mercedes), o sete vezes campeão mundial da modalidade. No entanto, e face ao encerramento polémico da temporada, que opôs maioritariamente estas duas equipas, a Federação Automóvel Internacional (FIA, na sigla francesa) decidiu tomar medidas.

Equipas assinam Pacto de Concórdia

Para além das mudanças dos diretores de corridas – o português Eduardo Freitas foi um dos eleitos pela FIA para o cargo – há mais novidades. Uma das alterações anunciadas é uma nova aerodinâmica para os monolugares, mais simplificada, que tem como intuito aumentar a competitividade da F1.

As diferenças aerodinâmicas – sobretudo na asa traseira e dianteira – foram desenhadas para promover corridas mais equilibradas, procurando limitar a perda de aerodinâmica do carro que circula atrás. Assim, reduzir o chamado “ar sujo” que o monolugar da frente liberta vai, na teoria, permitir batalhas mais renhidas e uma maior facilidade em circular atrás de alguém.

Para além disso, o teto salarial está de volta. Para tornar a competição mais justa, chegou-se a um acordo – o Pacto de Concórdia – para dividir o dinheiro mais equitativamente e gastar menos, estreitando diferenças entre equipas com orçamentos de grandeza diferenciada.

Por fim, há uma aposta da F1 para ter um combustível 100% sintético e sustentado até 2030.

Russell no lugar de Bottas

À semelhança do que acontece na maioria das temporadas, há pilotos novos, outros que deixaram a modalidade e os que trocaram de equipas. A temporada deste ano não é exceção. Apesar das permanências serem maiores que as alterações, houve equipas que quiseram novo sangue nos seus monolugares.

Na Mercedes, George Russell (ex-Williams) assumiu o lugar de Valtteri Bottas que se mudou para a Alfa Romeo e ocupou o monolugar que pertencia a Kimi Räikkönen, que vai reformar-se. Ainda na equipa com sede na Suíça, Guanyu Zhou é novidade e estreia-se assim na Fórmula 1. O primeiro piloto chinês a atuar na competição substitui Antonio Giovinazzi, que saiu da Fórmula 1.

Depois da saída de Russell, a Williams apostou em Alexander Albon, piloto reserva da Red Bull (RB) – em 2021, tinha perdido a vaga na RB para Sergio Pérez – para se juntar a Nicolas Latifi. Com uma nova oportunidade de voltar às principais provas do automobilismo, o inglês deixou o campeonato alemão de carros de turismo, no qual competia.

Por fim, a Haas foi obrigada a mudar um dos pilotos. Face à situação entre a Rússia e a Ucrânica, Nikita Mazepin, piloto russo, saiu da equipa. Para acompanhar Mick Schumacher, Kevin Magnussen é a aposta. O piloto dinamarquês, de 29 anos, regressa à equipa onde esteve durante quatro temporadas, entre 2017 e 2020.

Miami é novidade nos circuitos

O calendário da temporada prevê 22 corridas. A ideia era que este fosse o calendário mais longo da história da competição, pela primeira vez com 23 corridas, mas uma delas caiu devido à exclusão do Grande Prémio da Rússia. No entanto, ainda há dúvidas e há a possibilidade de conseguir o feito. Os nomes da Turquia e de Portugal – sobretudo da primeira – têm sido apontados para receber este GP.

Calendário

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A maior novidade nos circuitos é o GP de Miami. Esta será a estreia do circuito norte-americano na Fórmula 1. Os GP da Austrália, Canadá, Japão e Singapura regressam ao calendário depois de dois anos de ausência do plano.

O fim da competição está previsto para 20 de novembro e, à semelhança da época passada, será em Abu Dhabi.

Os treinos começam esta sexta-feira na pista do Bahrein. A qualificação está marcada para sábado, com começo às 15h00 e transmissão Sport TV. No mesmo canal e no dia seguinte, os monolugares regressam à pista para competir pelo primeiro Grande Prémio da temporada. Pelas 15h00, os pilotos aceleram rumo ao título.

Sebastian Vettel é baixa para o primeiro teste da época depois de ter testado positivo à covid-19. O piloto alemão vai ser substituído por Nico Hulkenberg.

Artigo editado por Filipa Silva