A seleção portuguesa de andebol venceu, este domingo, o segundo jogo da eliminatória frente aos helvéticos. Países Baixos são agora a única barreira entre a seleção lusa e o Mundial 2023.

Depois da vitória de quinta-feira, em Guimarães, Portugal voltou a vencer este domingo. Foto: Federação de Andebol de Portugal

Portugal venceu, este domingo (20), na AXA Arena, em Winterthur, a seleção suíça, por 33-28. A armada portuguesa já tinha disputado a primeira mão em Guimarães, na qual saiu vencedora por 33-26. No segundo embate, quando o árbitro apitou para intervalo, a seleção das quinas já vencia a formação helvética, por 17-14.

Pedro Portela foi o melhor marcador da comitiva lusa, com cinco golos. Diogo Branquinho com quatro golos foi o segundo melhor português. Lenny Rubin, com seis, e Marvin Lier, com cinco, foram os melhores suíços.

Portugal tem agora encontro marcado contra os Países Baixos, na final do play-off de acesso ao Mundial 2023. Os neerlandeses derrotaram a seleção das quinas, em janeiro, no Europeu de andebol, por 32-31. A comitiva lusa procura agora mudar a história, num embate a duas mãos, disputado a 13 ou 14 e 16 e 17 de abril.

A 28.ª edição do campeonato do mundo de andebol realiza-se entre 12 e 29 de janeiro de 2023, na Polónia e na Suécia. Portugal procura a quinta presença na prova, a segunda consecutiva, depois de em 2021 ter alcançado a 10.ª posição, no Egito.

Dinamarca, Espanha, França, Noruega e Bélgica, assim como Polónia e Suécia, que recebem a prova, já têm acesso garantido à competição.

Artigo editado por Filipa Silva