O Festival Dias da Dança (DDD) volta a receber o público em sala. A edição de 2020 foi cancelada devido ao início da pandemia de Covid-19; em 2021, decorreu numa edição reduzida, com apenas oito espetáculos exibidos de forma remota. Agora, esta festa da dança volta ao presencial na sua sexta edição, marcando o reencontro entres os artistas e o público. O festival vai decorrer entre os dias 19 de abril e 1 de maio entre Porto, Matosinhos e Gaia.

Em conferência na passada sexta-feira (18), foi anunciada a programação completa, que conta com um conjunto de artistas nacionais e internacionais e até mesmo workshops, organizados em paralelo aos espetáculos previstos para os 13 dias de apresentações.

“Os teatros estão abertos, estão a funcionar em 100% das audiências. Os públicos retomaram as apresentações, sentimos realmente uma retoma cultural por parte do público. Para o DDD, há de facto uma expectativa em voltar a este evento no presencial. Embora seja um festival recente, é o maior festival de dança nacional e que agrega artistas nacionais e internacionais e também mobiliza a comunidade local. Então, há uma grande expectativa com o regresso do DDD”, contou Tiago Guedes, diretor do Teatro Municipal do Porto Rivoli e deste festival ao JPN.

O cartaz do festival conta com um conjunto de artistas nacionais e internacionais. José Caldeira

No diversificado programa de espetáculos, Clara Andermatt e João Lucas recebem grande destaque. A dupla portuguesa, formada pela coreógrafa e pelo pianista, fará parte da abertura do DDD com “Pantera”, no Rivoli, uma criação baseada na vida e obra do músico cabo-verdiano Orlando Barreto.

O festival contará também com alguns artistas que por lá já passaram, como o coreógrafo francês Boris Charmatz com seu mais recente solo, “Somnole”, e a americana Meg Stuart com o seu último espetáculo, “CASCADE”. Ambas as apresentações, no Rivoli, serão estreias nacionais.

Outro nome em destaque é o de Diana Niepce, bailarina e coreógrafa portuguesa que ficou tetraplégica depois da queda de um de um trapézio aos seis anos. No DDD 2022, apresenta no Teatro Municipal Matosinhos Constantino Nery o espetáculo “Anda, Diana”, que retrata a sua recuperação após a lesão até à reconstrução de um corpo que dança. Na peça, Diana questiona ainda o considerado “normal”, enfrentando preconceitos da sociedade em relação à estética dos corpos, posicionando o corpo deficiente de forma “revolucionária”.

O encenador Martim Pedroso apresentará o espetáculo “5, 6, 7, 8 and One” em Matosinhos, cocriado por Marlyn Ortiz, bailarina e coreógrafa frequentemente associada aos estilos pop, jazz e burlesco e cuja carreira conta com colaborações com grandes nomes da música pop, como Madonna ou Britney Spears.

Este ano, o Festival Dias da Dança conta com variedade e versatilidade nas apresentações, cuja programação está dividida em vários eixos. No DDD IN, foram agregados os espetáculos de dança e a programação musical que irá acontecer no interior dos espaços de apresentação. Com o DDD OUT, em parceria com o balleteatro Corpo+Cidade, serão mostradas apresentações de intervenção para o espaço público; os jardins do Porto, Matosinhos e Gaia vão receber espetáculos pensados para os fluxos urbanos.

Surge ainda o DDD CAMPUS, com a oferta de workshops para profissionais das artes performativas e estudantes de nível avançado; e o DDD Links, com programação fruto de uma parceria com os municípios de Viana do Castelo, Leiria, Coimbra e Mértola.

O DDD apresenta uma programação dividida em vários eixos. José Caldeira

Nesta edição, o festival retoma o foco para a criação coreográfica brasileira. Em parceria com o Festival Panorama RAFT, do Rio de Janeiro, será apresentado um conjunto de espetáculos desenvolvidos especificamente para o online.

Os bilhetes para os espetáculos do DDD já estão disponíveis para compra e podem ser adquiridos na Bilheteira Central do Festival, localizada no Teatro Rivoli, e também nas bilheteiras dos respetivos espaços de apresentação (com exceção da Galeria RAMPA) e na plataforma digital BOL.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha