A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vai receber o acervo de Eugénio de Andrade, um dos mais relevantes poetas portugueses do século XX. A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi aprovada pelo Executivo municipal na reunião desta segunda-feira (21), confirmou o JPN junto da autarquia. O espólio ficará na Casa dos Livros que a FLUP vai inaugurar a 1 de abril, no Palacete Burmester.

Em declarações ao JPN, Fernanda Ribeiro, diretora da FLUP, explicou que a autarquia acedeu a um pedido que foi apresentado pela instituição de ensino. A Faculdade de Letras criou no ano de 2017 um Centro de Estudos da Cultura em Portugal da Universidade do Porto, após a entrega, em 2016, pela família de Vasco Graça Moura do seu “acervo pessoal, biblioteca e arquivo à Faculdade de Letras” para ser “divulgado e tratado”. Com isso, foi instituído este Centro que vai se localizar no Palacete Burmester, no Campo Alegre, que pertence à Faculdade de Letras. O espaço recebe o nome de Casa dos Livros.

Para além dos arquivos de Vasco Graça Moura, o espaço terá também uma parte dos documentos de Óscar Lopes, Herberto Helder, Manuel António Pina e Albano Martins. Fernanda Ribeiro conta que a FLUP solicitou à Câmara do Porto o espólio do poeta Eugénio de Andrade com objetivo de contribuir para o “ensino, estudo e divulgação” da obra do autor. Questionada pelo JPN sobre o conteúdo do acervo de Eugénio de Andrade, a diretora responde que será preciso ainda analisá-lo para ter uma noção mais precisa do que este inclui.

O projeto da Casa dos Livros visa promover “atividades de divulgação dos acervos à sua guarda” nomeadamente com “exposições, cursos livres, visitas guiadas e outras que potenciem a dimensão cultural dos mesmos e, em geral, da literatura portuguesa” e também “apoiar a investigação e estudos dos legados”, referiu ainda a responsável da FLUP.

Cabe agora à Faculdade Letras “zelar pela conservação, segurança e tratamento do acervo do poeta” e garantir “o respeito pelas regras de segurança e pela preservação de todos os exemplares no acesso presencial às obras, proporcionando também o acesso online” às mesmas.

Está previsto ainda a assinatura de um contrato entre a FLUP e a autarquia, que promete apoiar o novo projeto cultural da faculdade nos próximos três anos com a quantia de 60 mil euros, 20 mil anualmente de forma a  ajudar o “tratamento e disponibilização ao público de todos os fundos documentais em formato físico e digital à sua guarda”, esclarece a autarquia.

Eugénio de Andrade

Pseudónimo de José Fontinha, nasceu no município do Fundão, mais precisamente na localidade de Póvoa de Atalaia, no dia 19 de janeiro de 1923. O primeiro livro como Eugénio de Andrade, “Adolescente”, foi editado em 1942, mas é com “As mãos e os Frutos”, em 1948, que ganha visibilidade. Escreveu sempre ao longo da sua vida e publicou dezenas de livros,  alguns traduzidos em várias línguas, sendo mesmo considerado um dos poetas portugueses mais traduzidos do mundo. Anos mais tarde foi homenageado e “ofereceu” o seu nome à biblioteca do município que o viu nascer.

Prémio Camões no ano de 2001, Eugénio de Andrade, é um dos mais conceituados poetas portugueses. Para além das prosas escritas o autor coleciona várias obras premiadas tais como “Os sulcos da sede” distinguida no ano de 2003 com o prémio de poesia do Pen Clube Português.

Também lhe foi atribuído o prémio vida literária da Associação Portuguesa de Escritores, grau de Grande Oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, o prémio da Associação Internacional dos Críticos Literários e o prémio Europeu de Poesia da Comunidade de Varchatz (da ex-Jugoslávia).

Faleceu aos 82 anos, no dia 13 de junho de 2005, no Porto, onde viveu grande parte de sua vida.  Após a sua morte, tal como pediu, as suas obras foram doadas à Câmara Municipal do Porto.

Artigo editado por Filipa Silva