A seleção nacional de futsal de sub-19 qualificou-se para a fase final do Campeonato da Europa, este domingo, após vencer, por 5-3, a República Checa. Os lusos já tinham vencido a Grécia e o Chipre, restantes adversários do grupo 2.

Sub-19 conquistam vaga no Europeu de futsal. Foto: FPF/Site

Os sub-19 de Portugal conseguiram garantir a presença na fase final do Europeu da modalidade, este domingo, depois de vencer a República Checa. Esta foi a terceira vitória dos lusos na qualificação que se iniciou na quinta-feira, em Vila do Conde.

O Pavilhão de Desportos de Vila do Conde recebeu, este domingo, o encontro que opôs portugueses e checos, numa partida que deu o bilhete a Portugal rumo a Jaén – local onde se vai disputar a fase final do Europeu.

A precisar apenas de pontuar, os comandados de José Luís Mendes foram mais longe e conquistaram o pleno de vitórias depois de vencer, por 5-3, a República Checa. Portugal começou a dominar o encontro, tendo estado a vencer por 3-0. Diogo Furtado, Lúcio Rocha e Raúl Moreira foram os autores dos primeiros golos, com 17 minutos decorridos.

A seleção das quinas chegou ao intervalo a vencer por 4-1 – Rúben Teixeira fez gosto ao pé. Na segunda metade, Rodrigo Simão aumentou a vantagem, os checos ainda reduziram para 5-3, mas não conseguiram evitar a vitória de Portugal.

Em declarações à Federação Portuguesa de Futebol, José Luís Mendes, selecionador nacional, falou de um jogo onde “só Portugal é que jogou”. O técnico adjetivou esta qualificação como “irrepreensível” e não deixou de parabenizar os seus atletas pela qualificação.

“A equipa teve um compromisso e uma atitude fantásticas. É um grupo de jogadores de muita qualidade e merece estar nos grandes palcos”, finalizou.

Eficácia ofensiva foi letal para o sucesso

O primeiro jogo da qualificação demostrou logo o grande poderio do ataque português. Ao Chipre, os sub-19 de Portugal impuseram uma pesada derrota de 16-0. A entrada forte no jogo ficou patente no resultado, uma vez que nem um minuto de jogo se tinha passado e os lusos já tinham festejados dois golos.

Portugal marcou mais um e foi para o intervalo a vencer por 3-0. Na segunda metade, 13 golos foram concretizados. Destaque para os hat-tricks de Lúcio Rocha e Carlos Monteiro.

Com a Grécia – jogo disputado na sexta-feira (18) – a vitória não foi tão expressiva, mas Portugal voltou a dominar. Com mais um jogo sem sofrer golos, os sub-19 venceram por 6-0. Três golos na primeira parte e outros três na segunda, ditaram o resultado final.

A segunda edição do Campeonato da Europa de Futsal de sub-19 será disputada na cidade espanhola de Jaén, entre 3 e 10 de setembro. Até agora, sabe-se que também Itália, França, Polónia, Roménia, Croácia e Espanha (anfitriã) já garantiram a sua presença.

Artigo editado por Filipa Silva