O piloto português, venceu, este domingo, a segunda etapa do Mundial de MotoGP. A prova ficou marcada pelas fortes chuvas que atrasaram uma hora e 15 minutos a corrida.

O piloto português venceu a segunda etapa do Mundial de MotoGP desta temporada. Foto: MotoGP/Facebook

Miguel Oliveira (KTM) venceu, este domingo, em Mandalika, o Grande Prémio (GP) da Indonésia. O piloto de Almada tornou-se no primeiro a triunfar neste novo circuito indonésio, garantindo assim a quarta vitória da carreira na categoria rainha.

No pódio, junto do português, estiveram Fabio Quartararo (Yamaha), campeão em título, que conseguiu o segundo lugar, enquanto Johann Zarco (Ducati) ficou pela terceira posição.

Ao contrário daquilo que aconteceu na primeira prova do Mundial de MotoGP, no Catar, em que Miguel Oliveira não terminou a corrida devido a uma queda, o motociclista venceu com distinção na Indonésia. Fica a ocupar a quarta posição da geral, com 25 pontos, a cinco do líder, Enea Bastianini (Ducati), que foi apenas 11.º este domingo.

O bom arranque do português – iniciou a corrida na sétima posição – permitiu a Miguel Oliveira impor-se na corrida e, rapidamente, encostar-se ao líder, Fabio Quartararo. Apesar das oscilações na liderança, o luso foi superior aos seus adversários e confirmou a 16.ª vitória da carreira depois de ter vencido por seis vezes em Moto3 e outras seis em Moto2.

A chuva foi a forte condicionante, tendo obrigado a direção de corrida a atrasar a prova uma hora e 15 minutos, a par da redução do número de voltas – inicialmente estavam programadas 27, mas só se realizaram 20. Devido a este forte temporal, há que destacar a ausência de Marc Márquez (Honda), o seis vezes campeão do mundo, depois uma queda na sessão de aquecimento, tendo sofrido um traumatismo craniano.

O próximo GP, terceira etapa da temporada, vai decorrer na Argentina e está agendado para 3 de abril, em Termas de Rio Hondo.

Artigo editado por Filipa Silva