O atual reitor António de Sousa Pereira disputa o cargo com os diretores da Faculdade de Medicina, Altamiro da Costa Pereira, e da Faculdade de Engenharia, João Falcão e Cunha, e ainda com o reitor da BlueCrest University College, Anand Agrawal, do Gana. As candidaturas vão ser validadas na próxima sexta-feira.

Eleições estão marcadas para 6 de maio. Foto: Gabriella Garrido

São quatro os candidatos a Reitor para o mandato 2022-2026, informou o Conselho Geral da Universidade do Porto (UP), num comunicado, ao final do dia de segunda-feira (21). Para além do atual reitor António de Sousa Pereira, candidatam-se o diretor da Faculdade de Medicina (FMUP), Altamiro da Costa Pereira, o diretor da Faculdade de Engenharia (FEUP), João Falcão e Cunha, e Anand Agrawal, reitor da BlueCrest University College, do Gana. O prazo de candidaturas encerrou no domingo (dia 20).

Todas as candidaturas foram submetidas ao presidente do Conselho Geral da UP. Estas fizeram-se acompanhar de uma carta de apresentação e do Curriculum Vitae de cada candidato tal como de um compromisso de honra e de um programa de ação para o mandato que se segue.

Sucede-se agora o período de análise de candidaturas, , que termina na sexta-feira (dia 25), a realizar pela Comissão Eleitoral nomeada pelo Conselho Geral.

Depois de encerrado o período de avaliação, é aberta a possibilidade de interposição de recurso entre 28 de março e 3 de abril. Estes devem receber resposta até dia 8. Posteriormente, a publicação das candidaturas definitivas deve ter lugar até 13 de abril. No final do mês, 29 de abril, é realizada uma audição pública dos candidatos.

A decisão acerca do próximo reitor compete ao Conselho Geral, estando as eleições previstas para 6 de maio. O cargo representa “o órgão superior de governo e de representação externa da Universidade do Porto e preside ao Conselho de Gestão e ao Senado”. O exercício do mesmo é “em regime de dedicação exclusiva”, obrigando o candidato eleito a renunciar a qualquer função ou atividade renumerada.

O atual reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, foi eleito para um primeiro mandato em 2018. Na altura, concorreu contra o incumbente Sebastião Feyo de Azevedo, o neozelandês Peter Godman e o espanhol Xose Rosales Sequeiros. Venceu a eleição por um voto.

Os candidatos na corrida

Antes de servir como reitor da UP, Sousa Pereira foi diretor do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), tendo lecionado nas áreas de Anatomia Humana e Neuroanatomia nessa instituição. O antigo professor catedrático é doutorado em Ciências Médicas e Agregação na área de Anatomia.

Altamiro da Costa Pereira tem-se dedicado, sobretudo, à atividade científica nas áreas da epidemiologia, informática médica e investigação clínica. É diretor da FMUP desde 2018 e serve ainda como coordenador do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESIS). Anteriormente, foi diretor do Departamento de Medicina da Comunidade, Informação e Decisão em Saúde (MEDCIDS) da Faculdade de Medicina.

João Falcão e Cunha foi também eleito em 2018, para o cargo de diretor da FEUP. Doutorado em Ciências de Computação, é professor catedrático do departamento de Engenharia e Gestão Industrial. No passado, serviu como diretor académico do Centro de Estudos Avançados da IBM em Portugal e como coordenador do programa de intercâmbio MOBILE, entre a FEUP e as congéneres brasileiras.

Por fim, Anand Adrawal serve como reitor da BlueCrest University College desde 2019. Doutorado em Negócios, Gestão, Marketing e Serviços de Apoio Relacionados, é também diretor da Associação Internacional de Ensino e Aprendizagem de Educação Superior (HETL) pela divisão do Gana.

A sua reeleição será agora decidida pelo Conselho Geral, composto por 23 membros, entre os quais 12 professores e investigadores, quatro estudantes, um funcionário não-docente e não-investigador e ainda seis personalidades externas. Para a eleição se concretizar, é necessário o voto favorável da maioria do Conselho.

Artigo editado por Filipa Silva