A seleção nacional defronta, esta quinta-feira, os turcos, no Estádio do Dragão. As seleções disputam o play-off depois de terem falhado o acesso direto ao Mundial de 2023.

Portugal não conseguiu o acesso direto ao Mundial depois de ter perdido com a Sérvia. Foto: FPF/Facebook

Os comandados de Fernando Santos jogam, esta quinta-feira, a partir das 19h45, frente à Turquia, no Estádio do Dragão. O vencedor deste play-off, que se joga apenas a uma mão, enfrentará o vencedor do embate entre Itália e Macedónia do Norte.

Na fase de grupos de apuramento para o Mundial, Portugal não conseguiu o acesso direto – alcançado pela Sérvia – tendo ficado em segundo lugar, num grupo composto por Luxemburgo, República da Irlanda e Azerbaijão. O mesmo aconteceu com a Turquia que, no grupo G, só foi superada pelos Países Baixos, deixando para trás Noruega, Montenegro, Letónia e Gibraltar.

Num encontro em que Portugal é, teoricamente, favorito, Fernando Santos teve que alterar algumas das suas peças. Na convocatória da passada quinta-feira (17), o selecionador nacional anunciou os 25 convocados para o duelo frente à Turquia. No entanto, face a recentes acontecimentos, Pepe (devido à covid-19), Rúben Neves e Anthony Lopes (por lesão), estão indisponíveis. Para os seus lugares, o engenheiro chamou Tiago Djaló, Vitinha e José Sá.

Na seleção turca, comandada por Stefan Kuntz, os jogadores Umut Bozok, Yunus Akgun e Dogukan Sinik são as novidades na convocatória. De realçar as presenças do médio Hakan Çalhanoglu, do AC Milan, e do avançado Burak Yilmaz, avançado do Lille, jogadores experientes que poderão ser decisivos nesta partida.

O histórico entre as duas seleções favorece Portugal embora o último encontro tenha sorrido à Turquia, num amigável em 2012. Em oito encontros disputados, a seleção das quinas venceu seis, enquanto os turcos venceram apenas por duas vezes.

No campo individual, Eusébio e Nuno Gomes foram os portugueses que somaram mais minutos frente à Turquia, enquanto Umut Bulut foi mais o utilizado frente à seleção nacional.

O 11 inicial provável dos lusos

Relativamente à estrutura apresentada por Fernando Santos, Portugal deverá alinhar num 4-3-3, resta saber se com dois médios mais defensivos ou com um trinco e dois médios ofensivos. Assim, Rui Patrício, o habitual guardião da baliza portuguesa, deverá ser o guarda-redes escolhido.
Na defesa, fica a dúvida entre Cédric Soares e Diogo Dalot. Com a lesão de Pepe, José Fonte deve alinhar junto a Danilo, dois dos atletas mais experientes da seleção. Na esquerda, Raphael Guerreiro deverá completar a defesa.
No meio-campo, William Carvalho poderá ser aposta como trinco. Bruno Fernandes e João Moutinho devem completar o setor. Na frente, Cristiano Ronaldo é escolha certa como avançado. Bernardo Silva e Diogo Jota deverão apoiar o capitão nas linhas.

“Amanhã temos que jogar por 11 milhões de portugueses”

Na conferência de imprensa desta quarta-feira (23), Fernando Santos salientou que a equipa está “concentrada” e “motivada”. O grande objetivo é estar no Mundial e para isso há que “ganhar esta final”, que está agendada para esta quinta-feira.

O técnico português lembrou as boas respostas dos portugueses em derradeiros jogos. Fernando Santos considera a pressão como positiva. “Em jogos decisivos, em jogos de final, Portugal tem dado uma resposta positiva, à exceção do último jogo (com a Sérvia). É um fator positivo, estes jogadores têm muita experiência e não se deixam influenciar”.

Numa visão mais pormenorizada do adversário, o selecionador nacional frisou a qualidade individual de uma seleção “que joga com o coração”. “Tem jogadores muito importantes, como o Çalhanoglu, os avançados também são rápidos, com muita mobilidade”, adiantou. Para além disso, o engenheiro destacou a agressividade e competitividade dos turcos.

Sobre o 11 inicial que vai apresentar, Fernando Santos disse que vai escolher a equipa que “dará as melhores garantias”, salientando plena confiança em todos os jogadores. “Amanhã [quinta-feira] temos de jogar por 11 milhões de portugueses”.

“É um bocadinho mais fácil para nós jogarmos amanhã”

Stefan Kuntz, selecionador turco, mostrou-se confiante para o jogo frente à seleção nacional. O treinador da seleção turca acredita que a Turquia tem “capacidade para mostrar que consegue competir contra grandes equipas” e lembrou que os seus comandados não vão apenas “jogar contra Ronaldo, mas contra uma equipa com 11 jogadores, que são bons e fortes”.

Kuntz acredita na passagem da Turquia, mas considera que a sua seleção também vai precisar de “ter sorte no jogo”. O selecionador desvalorizou as ausências na seleção das quinas e realçou que os jogadores que ocuparem os seus lugares “vão dar o seu máximo”.

O técnico considera que “só há um favorito, que é Portugal”, mas relembra que “esta é a oportunidade” para a Turquia. “Têm jogadores muito importantes que querem estar num grande torneio como este. Por isso, é um bocadinho mais fácil para nós jogarmos amanhã [hoje, quinta-feira]”, concluiu.

Em caso de vitória, Portugal enfrenta o vencedor do embate entre a Itália e a Macedónia do Norte. Em caso de derrota frente à Turquia, Portugal vai defrontar o derrotado do embate entre Itália e Macedónia do Norte, já sem hipóteses de apuramento. Quer a final do play-off quer o jogo entre os derrotados das duas partidas serão disputados na próxima terça-feira (29), no Estádio do Dragão.

Portugal procura a oitava presença em Mundiais, e quinta consecutiva, depois de 1966, 1986, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.

O Mundial 2022 joga-se no Catar entre novembro e dezembro. O primeiro jogo da competição disputa-se a 21 de novembro e a final está marcada para 18 do seguinte mês.