Ao JPN, três estudantes turcos deram o seu parecer sobre o jogo que vai opor a seleção da Turquia frente a Portugal, esta quinta-feira, no Estádio do Dragão. O favoritismo português é unanime.

Seda, Zeynep e Mert vão estar no Estádio do Dragão. Foto: D.R.

As bancadas do Estádio do Dragão vão encher esta quinta-feira à noite. Entre os que vão assistir ao embate decisivo entre Portugal e a Turquia, vão estar cerca de 2.500 turcos. Seda, Mert e Zeynep, três jovens atualmente a residir no Porto, são alguns deles e apesar de torcerem pela seleção do país de origem têm uma certeza: “Os turcos pensam que Portugal vai ganhar o jogo, definitivamente”.

A expressão é de Seda Zeynep Döşeyici, de 21 anos, que está a fazer Erasmus na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Uma das razões apontadas passa pelo facto de esta ser “a última oportunidade de alguns jogadores portugueses jogarem o Mundial [do Catar]” – como é o caso de Cristiano Ronaldo e Pepe, algo que acredita ser uma motivação extra.

Ciente das baixas que Portugal tem, Seda Döşeyici considera que os comandados por Fernando Santos “são melhores que a Turquia” e que por isso os turcos “não deverão ter a oportunidade de ganhar”.

Independentemente das perspetivas de resultado, é com animação que prepara a estreia nas bancadas do estádio do FC Porto: “Vou ao Dragão. Nunca estive lá. Estou muito entusiasmada. Quero mesmo ver o jogo”, reforçou.

Os três entrevistados pelo JPN salientam que na Turquia os jogadores portugueses são conhecidos pela sua qualidade, não fosse Mert Ayduman saber grande parte do plantel. “Eu conheço o Pepe, o Ronaldo, Bruno Fernandes, Diogo Jota, Cancelo, Rui Patrício, Postiga, que penso que já se retirou”, enumerou.

O jovem de 26 anos dá Portugal como favorito, embora ache que a sua seleção “é cheia de surpresas”. Apesar de realçar a boa forma de Kerem Aktürkoğlu e o bloco defensivo da Turquia, destacando o defesa Merih Demiral – ex-Sporting CP -, Mert Ayduman aponta como resultado um 2-1, a favorecer os lusos.

Também Zeynep Defne considera “Portugal um país muito forte no futebol”. A aluna de Direito da Universidade Católica do Porto, que está a fazer Erasmus em território nacional, crê numa vitória turca por 2-1. Para a adepta do Fenerbahçe, Merih Demiral, Hakan Çalhanoglu e Burak Yilmaz (ver infografia) serão os jogadores mais influentes do país da Europa oriental.

Do futebol português só conhece Ronaldo e o FC Porto, pelo que é com curiosidade que vai ao estádio, com o objetivo de “conhecer mais nomes”

Três jogadores em destaque na seleção turca

Artigo editado por Filipa Silva