O Dia Mundial do Teatro celebra-se no próximo domingo, 27 de março, e, para comemorar a data, são várias as iniciativas que enchem as salas do norte do país.

Celebrado no mesmo dia desde 1961, 27 de março, o Dia Mundial do Teatro tem previstas inúmeras iniciativas um pouco por toda a região norte. No próximo domingo, os espetáculos enchem as salas e os aplausos são esperados pelos artistas.

Teatro Nacional São João, no Porto

No Teatro Nacional São João, localizado no coração da cidade Invicta, o programa arranca esta sexta-feira (25) e dura até domingo (27), Dia Mundial do Teatro.

Para além do espetáculo “Floresta de Enganos” de Gil Vicente, encenado por João Pedro Vaz, que se vai realizar no próximo domingo (27) às 16h00, o programa conta com visitas guiadas ao Teatro; o lançamento de “Enciclopédia Mínima: Uma Antologia de Cem textos”; a apresentação do trabalho desenvolvido pelos Clubes de Teatro Sub-18 e Sub-88; e 10 Atos 100 Anos, a exposição que sintetiza o centenário do teatro de Marques da Silva, na Feira do Livro de Teatro.

Ao longo de três dias, comemora-se esta data com a Ucrânia em mente, já que as receitas vão reverter a favor da campanha “Emergência Ucrânia”, da UNICEF. Os bilhetes para as visitas guiadas e para o espetáculo “Floresta de Enganos” têm um custo de 5 e 10 euros, respetivamente.

No Teatro Nacional São João, localizado no coração da cidade Invicta, o programa das festas arranca esta sexta-feira (25). Foto: Teatro Nacional São João/Facebook

Primavera do Teatro no Fórum da Maia

Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, o Fórum da Maia acolhe, de 23 a 27 de março, a XV edição da Primavera do Teatro e a XIII edição do Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do concelho da Maia.

Esta iniciativa é promovida pelo Teatro Art´Imagem em colaboração com a Câmara Municipal da Maia, privilegiando a formação e a sensibilização dos diversos públicos.

A mostra de teatro contará com a participação de quatro associações culturais do concelho, apresentando não só espetáculos de autores universais, como também apostando em novas dramaturgias, alargando o trabalho dentro dos grupos de amadores ao nível da escrita dramática, para além da interpretação e encenação.

Além dos espetáculos de companhias, grupos e artistas profissionais, nacionais e estrangeiros, são colocadas à disposição dos jovens – infantários, escolas e associações -, oficinas de formação, conhecimento e experimentação, em estreita articulação com a Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho.

A entrada é livre e a programação para os cinco dias da agenda está disponível aqui.

O Fórum da Maia vai acolher, de 23 a 27 de março, a XV edição da Primavera do Teatro e a XIII edição do Maia ao Palco – Mostra de Teatro de Amadores do concelho da Maia. Foto: Teatro Art'Imagem/Facebook

Festival de Teatro S. João da Madeira

Grupos locais e nomes consagrados das artes de palco compõem a 14.ª edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira, que se vai realizar entre 27 de março e 24 de abril.

A cada edição, cerca de duas dezenas de peças passam pela Casa da Criatividade e pelos Paços da Cultura de S. João da Madeira. Depois do teatro nas fábricas e no TUS, esta edição estende-se a um novo palco: o Museu da Chapelaria.

A abertura do Festival de Teatro 2022, no próximo domingo (27), conta com a presença da Companhia Terra Amarela, num espetáculo denominado “Aldebarã”, às 17h00, na Casa Principal da Casa da Criatividade.

O preço dos bilhetes para este espetáculo vai dos 5 aos 6,50 euros.

A 14ª edição do Festival de Teatro de S. João da Madeira vai-se realizar entre 27 de março e 24 de abril. Foto: Festival de Teatro de São João da Madeira/Facebook

“Três Mulheres em Torno de um Piano” na Sala Estúdio Perpétuo

A Seiva Trupe vai ter estreia dupla, com entrada livre, a 27 de Março, Dia Mundial do Teatro. Por um lado, estreia a peça “Três Mulheres em Torno de um Piano”, e, por outro, a inauguração da nova casa permanente da histórica companhia de teatro portuense, na Sala Estúdio Perpétuo, na Rua de Costa Cabral, no Porto.

A iniciativa começa às 18h00 com um concerto da banda Balklavalhau no Coreto da Praça do Marquês, no Porto. Após o concerto, segue-se a estreia da peça na nova residência e ainda, para finalizar, o Xico Ferrão Dj Set.

A peça “Três Mulheres em Torno de um Piano”, com texto e encenação de Castro Guedes, é uma “comédia roxa, porque é um murro na consciência de cada um de nós” e é interpretada pelas atrizes Kátia Guedes, Teresa Fonseca e Costa e Sandra Salomé.

“Três Mulheres e um Piano” vai estar em palco de 27 de Março a 11 de Abril e o bilhete custa 15 euros. Quem tem o cartão Porto. poderá adquirir bilhetes para os espetáculos da Seiva Trupe com o desconto de 50%.

Seiva Trupe estreia a peça “Três mulheres em torno de um piano”, no Porto. Foto: Seiva Trupe Teatro Vivo/Facebook

Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo

No próximo domingo (27), as portas do Sá de Miranda abrem-se com uma programação especial preparada pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.

Às 15h00, a companhia de teatro vianense sobe o pano da Sala Principal para um Ensaio Aberto do espetáculo A Noite, de José Saramago, com encenação de Ricardo Simões.

As celebrações do Dia Mundial do Teatro estendem-se ainda à Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, com a apresentação de Looping, de Pedro Galiza e encenação de Maria Luís Cardoso, uma coprodução com o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, às 16h.

Todos os eventos são de entrada gratuita, mediante o levantamento de bilhete duas horas antes do espetáculo.

No próximo domingo (27), as portas do Sá de Miranda abrem-se com uma programação especial. Foto: Teatro Municipal Sá de Miranda/Facebook

“Orgia” no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães

O encenador Nuno M. Cardoso está de regresso a Guimarães e não vem sozinho. Consigo traz os intérpretes Albano Jerónimo, Cláudia Lucas Chéu e Marina Leonardo para apresentar a obra “Orgia”, a partir do texto de Pier Paolo Pasolini.

“Orgia”, a nova produção do Teatro Nacional 21, chega ao palco do Centro Cultural Vila Flor com apresentações nos dias 26, às 21h30, e no dia 27, às 16h00. A peça é ainda uma coprodução da A Oficina (Guimarães) e do Teatro Viriato (Viseu).

A entrada tem um custo de 10 euros e os bilhetes estão disponíveis nos locais habituais.

“Orgia”, a nova produção do Teatro Nacional 21, chega ao palco do Centro Cultural Vila Flor. Foto: Centro Cultural Vila Flor/Facebook

Artigo editado por Filipa Silva