O Centro Histórico do Porto vai comemorar o Dia Nacional dos Centros Históricos (DNCH) este sábado, 26 de março – o dia assinala-se oficialmente a 28, mas a cidade antecipa a comemoração para sábado. A celebração terá início as 9h e estende-se até as 19h. A programação inclui visitas guiadas a espaços da cidade, exposições, oficinas e também espetáculos de música e dança.

Até o final do dia, museus, igrejas, monumentos e diversas instituições estarão de portas abertas ao público e haverá ainda a disponibilidade de realizar percursos nos pontos turísticos ao ar livre.

A iniciativa, promovida por mais de 20 entidades para esta celebração, necessitam, na sua maioria, de inscrição prévia.

Museus da cidade Invicta de portas abertas ao público

No próximo sábado, o Museu da Cidade apresenta uma série de visitas guiadas em áreas exteriores de forma gratuita, mas que necessitam de inscrição prévia ao dia do evento.

A Extensão do Douro do Museu da Cidade, na Rua da Reboleira, oferece ao público uma visita “Em Torno do Douro”. Programada para ocorrer entre as 15h e as 16h da tarde de sábado (26), vai permitir que os visitantes conheçam mais sobre a história do Rio Douro que envolve aquela rua, os seus edifícios, as ligações com o rio e com a rota do vinho.

Na Casa do Infante, com início as 10:30h, será realizada uma visita às “obras de arte da zona ribeirinha”, com um trajeto que pretende destacar as obras de arte presentes nesta zona do Porto, através dos seus significados, autores e conteúdo.

Também pela tarde, a Casa Guerra Junqueiro convida o público para uma visita de trajeto pelas ruas e ruelas da Sé Catedral. A visita deve durar por vota de uma hora e a ideia é perceber as marcas históricas que fazem o centro do Porto ser Património da Humanidade por meio de um monumento de grande importância e valor como a Sé do Porto.

Para as famílias

O programa de celebração do Dia Nacional do Centro Histórico é constituído por mais 60 atividades e algumas delas também são destinadas ao público mais jovem e às famílias que desejem participar. Desde oficinas e visitas guiadas até a um peddy-paper, espera-se que todos possam participar na celebração no centro da cidade.

O Museu Hospital do Porto desafia famílias a desvendar a história do Hospital Santo António e do Hospital Joaquim Urbano por meio do peddy-paper “Enigmas Do Museu”, que convida as famílias a descobrir mais sobre a história dos hospitais e visitar as suas memórias.

Das 11h ao meio-dia, a Casa do Infante irá promover a oficina “se esta rua fosse minha” para crianças, que vão poder desenhar os edifícios que compõem a casa do Infante.

Já o World Of Discoveries preparou uma sessão-convite para vivenciar a realidade uma nau do século XVI, em comemoração dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães. As sessões estarão disponíveis pela manhã e pela tarde.

Há, ainda, uma visita guiada a Igreja de São José das Taipas, chamada de “Uma aventura em Família”, com uma mistura de aventura e cultura. A atividade, que propõe os visitantes a aprender histórias e descobrir mistérios, terá inicio as 13h30 e terá duração de duas horas, prometendo ser adaptada para todas as faixas etárias.

Igreja de São José das Taipas, no Porto. Foto: Alberto Garcia/Wikimedia Commons

Celebração com música e dança

O Palácio das Artes vai receber diversos espetáculos de dança durante a tarde de sábado. Seis escolas de dança da cidade do Porto foram convidadas a apresentar-se e animar a tarde de celebrações neste edifício. Também no Palácio, haverá a apresentação de um quarteto de cordas.

No Centro Português de Fotografia, o espetáculo “Piano Dell Arti” contará com alunos portugueses e italianos numa apresentação com música e dança para os tespectadores.

O Terreiro da Sé também contará com uma apresentação musical. A Banda Sinfónica Portuguesa apresentará um concerto especialmente preparado para o Dia Nacional dos Centros Históricos. O programa será composto exclusivamente por compositores portugueses como Hélder Betterncourt, Duarte Ferreira Pestana, entre outros. O destaque vai para Nelson de Jesus com a composição “Porto de Saudades”, que faz alusão a grande pontos turísticos do Porto, como o Palácio de Cristal e a Torre dos Clérigos. O concerto terá início às 17 horas.

Para consultar o programa completo clique aqui.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha