A seleção nacional derrotou a Turquia, esta quinta-feira, por 3-1, no Estádio do Dragão. Otávio, Diogo Jota e Matheus Nunes apontaram os golos portugueses. Burak Yilmaz foi o marcador turco e ainda falhou uma grande penalidade a cinco minutos do fim do encontro.

Vitória suada diante da Turquia deu a Portugal a hipótese de continuar a sonhar com a presença no Mundial do Catar. Foto: Seleções de Portugal/ Facebook

Portugal enfrentou e venceu, esta quinta-feira, a seleção turca, por 3-1. Para disputar as meias-finais do play-off de acesso ao Mundial de 2022, que se vai realizar no Qatar, a seleção nacional entrou em campo com duas novidades. Otávio no meio-campo e Diogo Costa na baliza foram as surpresas apresentadas por Fernando Santos.

E foi mesmo o médio ofensivo do FC Porto a inaugurar o marcador. Após uma jogada de ataque rápida de Portugal, Bernardo Silva rematou ao poste da baliza de Ugurcan Cakir. Na recarga, Otávio aproveitou a sobra para celebrar o primeiro golo português, aos 15 minutos, perante os cerca de 48 mil adeptos presentes no estádio.

Aos 42 minutos, o “baixinho” voltou a dizer presente em jogada de golo. Otávio cruzou para a área turca e a bola encontrou Diogo Jota que, com um grande gesto de cabeça, aumentou a vantagem no marcador. 2-0 ao intervalo no Estádio do Dragão.

No segundo tempo, Portugal mostrou-se superior à seleção turca e foram várias as oportunidades de perigo criadas pelos lusos, no entanto, sem concretização. Os turcos reagiram e, aos 65 minutos, Burak Yilmaz escapou à defesa portuguesa e, perante Diogo Costa, reduziu a desvantagem para 2-1.

A seleção das quinas sofreu até ao final da partida. Aos 82 minutos, José Fonte cometeu falta dentro da grande área portuguesa sobre Enes Unal e, após recurso ao VAR, o árbitro assinalou grande penalidade contra Portugal. Chamado a bater, Burak Yilmaz atirou por cima da baliza de Diogo Costa.

À procura de assegurar a tranquilidade na partida, Portugal chegou ao terceiro golo. Foram os recém-entrados, Rafael Leão e Matheus Nunes, que construíram o golo português. O jogador do AC Milan encontrou o número 18 da seleção das quinas num movimento de rutura, aproveitando para se estrear a marcar por Portugal.

A seleção nacional assegurou assim a passagem à final do play-off de acesso ao Mundial, que vai disputar contra a Macedónia do Norte. Os macedónios surpreenderam a Itália, atual campeã da Europa, com um golo nos descontos.

“Estes jogos são finais e as finais são para se ganhar”

No final do encontro, Fernando Santos, técnico nacional, disse já estar focado no próximo jogo, que considera “difícil”. “Ganhámos a primeira e agora temos de ganhar a segunda. É nisso que nos vamos focar. Este jogo já acabou. Agora, é foco total e recuperar bem os jogadores”, acrescentou.

Sobre a vitória perante os turcos, Fernando Santos realçou que embora a seleção tivesse “o jogo perfeitamente controlado”, acabou por descontrair e podia ter passado por um “momento difícil [após o golo da Turquia]”.

Sobre o 11 inicial apresentado, o treinador da seleção das quinas disse ter acreditado que “estes eram os jogadores que podiam servir melhor a estratégia delineada para este encontro”. Quanto ao próximo jogo, Fernando Santos revelou que vai esperar “para ver como é que os jogadores recuperam”.

A partida frente à Macedónia do Norte está marcada para a próxima terça-feira (29), às 19h45, no Estádio do Dragão. Os bilhetes foram colocados à venda, esta sexta-feira (25), através da bilheteira online da FPF, Lojas Continente, bilheteira do Estádio do Dragão e Continente Online.

Artigo editado por Filipa Silva