A 11.ª edição da TEDxPorto acontece no dia 2 de abril no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O jornalista Pedro Mourinho vai marcar presença para falar sobre a sua experiência na cobertura da guerra na Ucrânia. A cantora e psiquiatra Inês Homem de Melo, João Francisco Lima (filho de Pedro Lima) e Luísa Azevedo são os outros nomes que encabeçam a lista de oradores.

No regresso da conferência ao registo presencial, a TEDxPorto tem como mote “Inconvencional” e visa “promover a partilha de ideias e projetos bem-sucedidos que tenham fugido ou contornado regras, hábitos e convenções, resultando em soluções disruptivas e fomentando novos comportamentos em prol do desenvolvimento da sociedade”, conforme se lê no manifesto do evento.

A organização do TEDxPorto pretende trazer ao palco da Alfândega “ideias e projetos que saiam fora das regras estabelecidas” e que “ponham em causa as convenções, hábitos, regras e o estado da arte (…), rumo à incerteza e ao desconhecido”, lê-se no mesmo comunicado.

O painel da edição de 2022 está fechado e 16 convidados prometem partilhar “ideias capazes de mudar o mundo”. Conheça os nomes confirmados para esta edição da convenção:

Pedro Mourinho

Pedro Mourinho, jornalista da TVI e CNN Portugal, está em Kiev a fazer reportagem no terreno sobre o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia. O enviado na Ucrânia irá partilhar “como fazer jornalismo no centro de uma guerra” e trazer o seu testemunho como “repórter de guerra na Ucrânia”.

Jornalista há mais de 30 anos, Pedro Mourinho é atualmente subdiretor de informação da TVI, mas o seu percurso passou por locutor de rádio na RFM, CMR Rádio e Rádio Comercial e apresentador do Caderno Diário, um programa de informação juvenil na RTP. Foi um dos fundadores da SIC Notícias, o primeiro canal televisivo de informação em Portugal onde, durante mais de 20 anos, apresentou programas de informação.

Inês Homem de Melo

Inês Homem de Melo é médica psiquiatra, mas a música sempre esteve presente na sua vida. Nasceu em 1991 no Hospital de São João no Porto, o mesmo onde terminou o curso de medicina em 2015. A música entrou na sua vida cedo, quando tinha oito anos e entrou no coro infantil do Círculo Portuense de Ópera, onde permaneceu até aos 16. Entrou no Conservatório no seu 12.º ano de escolaridade e participou em óperas no Coliseu do Porto.

Vinda de uma família de médicos, em que os pais e as suas duas irmãs exercem na área, especializou-se em psiquiatria pelo Hospital Magalhães Lemos. No seu trabalho, procura sempre associar a ciência com a música para o tratamento dos casos.

Nunca abandonou a música, tanto no exercício de medicina como na procura de uma carreira nas artes, sendo que quando se mudou para Lisboa para exercer no Hospital Egas Moniz, começou a cantar numa casa de fados à noite.

Assumindo-se como cantora de world music, realizou o sonho de participar no Festival da Canção este ano, sendo finalista (e vencedora da sua semifinal) com a canção “Fome de viagem”, que inclui 8 idiomas diferentes.

Luísa Azevedo

Luísa Azevedo é uma artista digital, mais conhecida no Instagram como @hey.luisa pelo seu trabalho em fotografia, design e arte digital. A artista autodidata começou a publicar o seu trabalho online com apenas 15 anos e, em 2019, concluiu a licenciatura em Arte Multimédia na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (FBAUL).

Fascinada por arte, animais e natureza, a sua arte reflete a sua personalidade e estilo mágico e surrealista. “I don’t want realism, I want magic”, pode ler-se na biografia do seu perfil. Luísa já viu o seu trabalho exposto no estrangeiro e publicado em várias revistas e sites de referência.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Luisa Azevedo (@hey.luisa)

João Francisco Lima

João Francisco Lima tem 23 anos e vai marcar presença na TEDxPorto como aliado da saúde mental. O filho do falecido ator Pedro Lima é entusiasta de desporto, tendo praticado mais de dez variedades, e também da natureza. A perda do pai deu origem ao seu interesse pela saúde mental. Tendo estudado Gestão e trabalhado em Dublin, vai realçar a importância de “desfrutar a vida”.

Vasco Coelho Santos

O chef Vasco Coelho Santos desistiu do curso de Gestão a um ano de o concluir, para seguir a paixão pela culinária. Integrou o Atelier de Cozinha Michel, em Lisboa, o Restaurante Olivier e Tavares Rico.

A sua carreira passou por alguns dos melhores restaurantes do mundo: Mugaritz, Arzak e El Bulli. Abriu o seu primeiro espaço de cozinha contemporânea de autor em 2016, o Euskalduna Studio, no Porto. Em 2018, abriu Semea by Euskalduna na mesma cidade. E, em 2021, ano que marcou o maior crescimento do Grupo Euskalduna, abriu Ogi by Euskalduna e a Peixaria by Euskalduna.

Outros convidados confirmados

A engenheira biomédica Joana Santos Paiva vai ao palco da TEDxPorto como CTO (diretora de tecnologia) da iLoF – intelligent Lab on Fiber, uma startup que utiliza a fotónica (aplicação da luz na tecnologia) e a Inteligência Artificial para transformar os ensaios clínicos na área de doenças neurodegenerativas através do desenvolvimento de um teste baseado em sangue que permite detetar o perfil biológico de cada um e assim, por fim, acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos.

O tecnólogo alimentar Miguel Ângelo Cerqueira é Investigador no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, procura desenvolver soluções mais sustentáveis e personalizadas para a indústria alimentar. Vem responder à questão: “Poderá a nanotecnologia ser o futuro ‘inconvencional’ dos alimentos?”.

O TEDxPorto vai receber outros convidados, como o investigador Pedro Saleiro, que vai abordar a discriminação de cidadãos devido ao seu género, etnia ou outras características como idade ou religião por parte da Inteligência Artificial; a cientista comportamental Bibi Goot, que trabalha pela construção de equipas mais diversificadas e inclusivas; ou o orador de improviso Paulo Sérgio Pinto, especialista em comunicação e public speaking.

No palco , Luana Cunha Ferreira, doutorada em psicologia clínica e da família, vai explorar o conceito de preconceito; o jurista Paulo Magalhães vai falar sobre o suporte jurídico global necessário para enfrentar a emergência climática; a jornalista Isabel Canha “vai dar voz às ideias das mulheres que chegaram ao topo para que seja cada vez menos ‘inconvencional’ que outras mulheres o alcancem”; o biológo Rui Diogo vai trazer medicina, neurobiologia, sociologia, psicologia social, biologia evolutiva e fisiologia. Os ativistas Miguel Duarte e Sydney Fernandes com a mãe Eulália Almeida vão dar a sua voz respetivamente pelos direitos dos refugiados e os direitos LGBTQ+.

TED, acrónimo de Technology, Entertainment, Design (Tecnologia, Entretenimento e Design), é um grupo fundado em 1984, que desde 1990 realiza palestras onde dá voz a “ideias que merecem ser partilhadas”.

O evento independente no Porto é organizado por Norberto Amaral e Pedro Geraldes Santos e terá início às 9h00 do dia 2 de abril, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Os bilhetes estão à venda por 64 euros, sendo que o valor aumenta para 90 euros na semana anterior ao evento. Estudantes com menos de 23 anos podem usufruir de um desconto de 30%. Os bilhetes de 2020 continuam válidos.