Joga-se nesta terça-feira (29), no Estádio do Dragão, a final do 'play-off' de qualificação para o Mundial 2022, entre Portugal e Macedónia do Norte. A equipa dos Balcãs chega a esta fase, depois de ter eliminado a campeã europeia Itália, nas meias-finais.

Aleksandar Trajkovski (na imagem) marcou o golo da vitória frente à Itália, na meia-final do play-off. Foto: Football Federation-Macedonia/Instagram

A Macedónia do Norte deu muito que falar, nos últimos dias, após a vitória que afastou a Itália do Mundial do Qatar. Os macedónios vão agora ao norte de Portugal, com a missão de minar as aspirações da seleção das quinas e atingirem algo inédito: a qualificação para o Mundial.

Itália 0-1 Macedónia do Norte foi o resultado de um jogo em que a equipa que saiu derrotada fez mais 28 remates do que o adversário. A Itália esteve por cima e, pelos números, percebe-se o desequilíbrio que se fez notar, mas, no futebol, ganha quem concretiza mais. Trata-se de eficácia, sentido de oportunidade, ou, numa gíria mais corriqueira, matreirice – tudo traços característicos da seleção da Macedónia.

Num registo semelhante, a Macedónia já tinha surpreendido, há cerca de um ano, ao vencer a Alemanha, em casa dos alemães, em jogo da qualificação para o Mundial 2022 – na fase de grupos. Nesse jogo, voltaram a ser os da casa que controlaram o jogo, mas foi a Macedónia que foi mais eficaz.

A Macedónia do Norte chegou a estes play-offs, após ter ficado em segundo lugar no grupo J, com 18 pontos, só atrás da Alemanha. Pelo caminho deixou as seleções do Liechtenstein, da Islândia, da Arménia, da Roménia e, na última quinta-feira, da Itália. A última derrota da Macedónia fora de portas foi há mais de um ano.

Futebol sem bola, Macedónia sem Pandev…

A seleção dos Balcãs apresenta uma postura muito defensiva e gosta de aproveitar os erros dos adversários para criar ocasiões de perigo, no ataque.

Orientada por Blagoja Milevski, desde julho de 2021, a Macedónia do Norte costuma dispor-se em 4-4-2.

A Macedónia do Norte jogou, recentemente, pela primeira vez, uma fase final de uma competição internacional. Apesar de não ter conseguido vencer nenhum jogo, a presença no Euro 2020 foi, desde logo, uma grande conquista para os macedónios, que são membros da FIFA e da UEFA, desde 1994. Neste momento, a Macedónia ocupa o 67.º lugar do ranking FIFA.

Nos últimos 20 anos, a grande estrela da seleção foi Goran Pandev, campeão europeu em 2010, pelo Inter de Milão de José Mourinho. Pandev, agora com 38 anos, joga no Parma, na Serie B italiana. Pandev marcou o primeiro golo de sempre da Macedónia em europeus de futebol, a 13 de junho de 2021, na derrota frente à Áustria. O mítico avançado renunciou à seleção, após o Euro 2020. Pandev fez 122 jogos e 39 golos pela Macedónia. Hoje, as referências da seleção dos Balcãs repartem-se um pouco por todo o campo.

Os trunfos de Blagoja Milevski

No passado, Portugal e Macedónia do Norte defrontaram-se apenas duas vezes, em dois jogos amigáveis. O primeiro deles foi em 2003. Na altura, a seleção orientada por Luiz Felipe Scolari contava com nomes como Luís Figo, Rui Costa, Fernando Couto, Pedro Pauleta e Nuno Gomes. Portugal venceu por 1-0, com um golo de Luís Figo e assistência de Sérgio Conceição. O outro confronto data do ano de 2012. Nesse jogo, de preparação para o Euro desse ano registou-se um nulo no marcador. O selecionador de Portugal era Paulo Bento. O de amanhã será o primeiro jogo oficial, entre as duas seleções.

Um jogo a valer…

500 mil euros e um Mundial… ou 500 mil euros por um Mundial… é o que vale a vitória dos macedónios, nesta terça-feira.

Na véspera da viagem para Portugal, Dimitar Kovacevski, primeiro-ministro da Macedónia do Norte, visitou os jogadores e prometeu-lhes um prémio monetário, em caso de qualificação para o Mundial: “Foi decidido pelo Governo que vocês terão um prémio de 500 mil euros caso se qualifiquem para o Mundial. Boa sorte!”

A Macedónia do Norte vem ao Porto com as suas missões bem definidas: desnortear Portugal e qualificar-se para o Mundial. Os macedónios têm conseguido surpreender em momentos decisivos, mas a armada lusa tudo fará para apurar-se pela oitava vez – sexta consecutiva – para a fase final de um Mundial.

Perante um estádio cheio – os 48 mil bilhetes esgotaram no dia em que foram colocados à venda -, e já com Pepe entre as opções de Fernando Santos, Portugal vai tentar o oitavo apuramento para a fase final de um Mundial – o sexto  consecutivo – nesta terça-feira, a partir das 19h45, no Estádio do Dragão. O árbitro da partida será o inglês Anthony Taylor. O jogo terá transmissão televisiva na RTP1 e na Sport TV.

Artigo editado por Filipa Silva