Portugal bateu a seleção da Macedónia do Norte por 2-0, com dois golos de Bruno Fernandes. A seleção portuguesa carimba, assim, a passagem ao Mundial 2022.

Bruno Fernandes marcou os dois golos de Portugal. Foto: Portugal/Facebook

Portugal garantiu, esta terça-feira, a passagem ao Mundial do Catar, num jogo em que, para a seleção das Quinas, a vitória por 2-0 valeu mais do que a exibição. Os golos foram apontados por Bruno Fernandes, aos 32 e 65 minutos.

Apesar de não ter feito uma exibição de encher o olho, Portugal dominou o jogo, no Estádio do Dragão. Relativamente ao último jogo, Pepe e João Cancelo regressaram ao 11, e Nuno Mendes ocupou o lugar de Raphael Guerreiro, no lado esquerdo da defesa.

A primeira ocasião de grande perigo saiu dos pés de Cristiano Ronaldo, à passagem do minuto 14. Otávio isolou o capitão da seleção portuguesa, que atirou ao lado do poste esquerdo da baliza da Macedónia.

Dez minutos depois, Portugal voltou a ficar muito perto do golo, desta vez por Diogo Jota. Após um pontapé de canto de Bruno Fernandes, batido pelo lado direito, o avançado do Liverpool ganhou a posição ao defesa da Macedónia e, num gesto técnico quase perfeito, cabeceou por cima da baliza defendida por Dimitrievski.

Em resposta, a Macedónia tentava criar alguns lances, junto à área portuguesa, mas sem conseguir causar muito perigo. Foi Portugal quem chegou à vantagem, com naturalidade, ao minuto 32.

Primeiro bilhete…

Depois de uma combinação com Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes, com grande frieza, disparou para o fundo das redes macedónias e colocou Portugal com um pé no Mundial.

O golo deixou a seleção das Quinas mais confortável no jogo, mas, apesar do domínio, Portugal não conseguia criar ocasiões flagrantes de perigo, muito por mérito da seleção dos Balcãs, que soube defender.

A segunda parte foi uma réplica da primeira. Perante uma Macedónia com poucos argumentos para ferir o adversário, Portugal conseguiu ser eficaz e chegar, novamente, ao golo.

Segundo bilhete…

Foi ao minuto 65 que Portugal desnorteou, por completo, a Macedónia. Mais uma vez, Bruno Fernandes, com um grande golo. O cruzamento foi de Diogo Jota, pelo lado esquerdo, e Bruno Fernandes, de primeira, colocou Portugal com os dois pés no Catar.

O segundo golo animou os 48.010 adeptos que aqueceram as bancadas do Estádio do Dragão. O sentido do jogo não se alterou até ao fim da partida. Ainda houve tempo para a estreia de Vitinha. William Carvalho, Rafael Leão, João Félix e Matheus Nunes também entraram, na reta final do jogo.

“Sonho com o Mundial”

Na conferência de imprensa, no final do encontro, Fernando Santos deixou bem vincado que vai atrás do sonho de conquistar o Mundial: “Já demos um título a Portugal, vamos sonhar em dar outra alegria enorme aos portugueses. É ganhar uma terceira competição. Já ganhei duas, agora sonho com o Mundial”.

Quanto ao jogo, o selecionador português considera que “a vitória é justa e merecida” e não esqueceu “o apoio inexcedível do público”, nas bancadas do Dragão. “Estamos no Mundial, felizmente par os 11 milhões de portugueses”, rematou Fernando Santos.

O sorteio realiza-se nesta sexta-feira (1) e Portugal é cabeça de série, juntamente com Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra e Espanha, pelo que evita estas seleções, na fase de grupos da competição.

Das 32 seleções que vão estar no Qatar, 27 têm apuramento garantido. Uma das vagas que só em junho deverá ser preenchida é a que envolve a Ucrânia. Por causa do conflito que se vive no país do leste, a seleção ucraniana só em junho vai defrontar com a Escócia a primeira mão do play-off. Se vencer, disputa com o País de Gales um lugar no Mundial.

Artigo editado por Filipa Silva