O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) vai organizar a Corrida Pela Paz 2022. Esta iniciativa solidária vai decorrer no dia 10 de abril, em Leça da Palmeira, e tem como propósito celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, ambos celebrados a 6 de abril, além de ajudar o povo ucraniano.

Para além de Leça da Palmeira, a Corrida pela Paz vai-se realizar em mais dois pontos do país: na Pista de Atletismo de Faro e no Estádio Nacional do Jamor, que acontecem no dia anterior.

O programa é composto por uma caminhada e uma corrida, ambas de cinco quilómetros, com início na Avenida da Liberdade, em Leça, às 10h.

As inscrições para a corrida e caminhada são gratuitas e a inscrição está disponível através do site www.runporto.com.

O dorsal solidário poderá ser levantado junto ao local de partida e chegada, na Avenida da Liberdade, no dia do evento entre as 9h e as 10h. A organização pede ainda aos participantes para vestirem uma t-shirt branca, como forma de simbolizar a paz.

Além destes três eventos principais, para envolver cidadãos de todo o país, a IPDJ vai dinamizar a celebração em diversos pontos do país, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, incluindo os Centros de Marcha e Corrida da Federação Portuguesa de Atletismo.

A iniciativa é organizada pela IPDJ em conjunto com a Runporto, a Câmara Municipal de Matosinhos e a Matosinhos Sport, em estreita articulação com a organização internacional Peace and Sport.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha