A Livraria Lello vai inaugurar, esta quinta-feira (31), a Gemma, uma sala dedicada a livros raros, de luxo, manuscritos, primeiras edições e livros-objeto. Esta nova sala será “um espaço vivo”, com uma programação própria e um “local privilegiado e exclusivo, para aqueles que procuram o livro como objeto de investimento”, refere a Lello.

Entre as obras expostas na Gemma vai estar um exemplar da primeira edição de “Moby-Dick or, The Whale”, de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison; exemplares assinados das primeiras edições em francês e em inglês de “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry; uma primeira edição de “Pride and Prejudice”, de Jane Austen; um exemplar da primeira edição de “The Picture of Dorian Gray”, assinada por Oscar Wilde; ou um raro exemplar da primeira edição de “Harry Potter and The Philosopher’s Stone”, de J. K. Rowling.

Outra das novidades deste espaço, localizado na cave do edifício, é uma exposição que reúne parte do espólio da Coimbra Editora e da Brazenhead Books, “duas icónicas casas dos livros, cuja memória a Livraria Lello não quer deixar morrer”.

A Gemma é uma sala dedicada a livros raros, de luxo, manuscritos, primeiras edições e livros objecto. Foto: Livraria Lello

Depois de ter anunciado, em 2021, a aquisição do acervo da histórica Coimbra Editora, que fechou portas em 2020, a Lello anuncia agora o resgate de parte do património livreiro da Brazenhead Books. O espólio inclui não só alguns dos títulos mais emblemáticos, mas também objetos pessoais e emocionais de Michael Seidenberg, antigo proprietário da imortalizada “última Livraria pirata de Nova Iorque”.

A história da livraria, considerada uma das mais bonitas do mundo, estará também em destaque através de livros, catálogos, cartas e outros registos únicos, que contam histórias de uma marca centenária. Entre os documentos, destacam-se cartas de figuras marcantes da literatura portuguesa, como Camilo Castelo Branco ou Eça de Queiroz.

Para visitar a Gemma, será necessária marcação prévia, que estará disponível no site da Lello. As visitas ao espaço, situado na cave da livraria, têm um acompanhamento personalizado e são limitadas a 50 pessoas por dia. As marcações estão sujeitas a confirmação por parte da Livraria Lello e realizam-se de quarta-feira a domingo, das 10h às 19h

Artigo editado por Tiago Serra Cunha