O sorteio que irá determinar os oito grupos do Mundial 2022 terá lugar na próxima sexta-feira, dia 1. Das 32 seleções que vão lutar pelo dourado troféu Jules Rimet, ainda falta conhecer cinco, mas no dia do sorteio só três vão estar por definir.

Estádio 974, Doha, Qatar – um dos recintos que vai acolher o mundial em novembro. Foto: Reuters/Hamad I Mohammed

Já são conhecidos 27 das 32 seleções que vão disputar o Mundial 2022, que se vai cumprir no Catar, a partir do dia 21 de novembro. Para ocupar uma das cinco vagas ainda livres, mantêm viva a esperança México, EUA, Costa Rica, País de Gales, Escócia, Ucrânia, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Peru, Ilhas Salomão e Nova Zelândia.

Portugal no pote 1

Depois de bater a Macedónia do Norte por 2-0, Portugal fechou o pote 1, devido ao ranking de seleções nacionais da FIFA, no qual a seleção das quinas se encontra em oitavo lugar.

No mesmo pote, encontram-se as já apuradas seleções do Catar (anfitrião, 56.º) e aquelas que se encontram mais acima no ranking – Bélgica (1.º), Brasil (2.º), França (3.º), Argentina (4.º), Inglaterra (5.º) e Espanha (7.º). Por se encontrar no mesmo pote, Portugal não irá enfrentar estas seleções.

Quem poderá estar no caminho da seleção portuguesa?

Tendo em conta os potes já definidos e o facto de cada grupo poder ter apenas uma seleção de cada confederação (à exceção da UEFA, que por ser mais representada na competição, pode ter até dois representantes por grupo), do sorteio pode sair qualquer seleção dos potes 2, 3 e 4 à seleção portuguesa, destacando-se como possíveis adversários mais difíceis a Alemanha, Países Baixos, Uruguai e Croácia, todas presentes no pote 2.

Quem ainda se pode apurar?

No pote 2, as seleções do México (12.º) e dos EUA (13.º), que estão, respetivamente, em segundo e terceiro lugar da CONCACAF (apuramento para o Mundial) serão, muito provavelmente, depois do Canadá, as próximas seleções a garantir a sua presença no Catar, uma vez que os três primeiros se qualificam diretamente para o Mundial. Já o quarto classificado, atualmente ocupado pela Costa Rica, vai ao play-off internacional.

O México e os EUA estão ainda dependentes da última jornada da competição, agendada para esta quinta-feira pelas 02h05 da madrugada – basta o empate às duas seleções para carimbar a sua presença no Catar, e mesmo na derrota o seu afastamento para o quarto lugar estaria dependente da diferença de golos, o segundo critério da competição.

Nesta última jornada, os EUA enfrentam a Costa Rica, que se encontra em quarto lugar a morder os calcanhares aos norte-americanos, com menos três pontos. Todavia, os costa-riquenhos precisam de vencer os EUA com uma diferença de seis golos para se qualificarem diretamente, o que se pode considerar uma difícil tarefa.

No pote 4, há também contas a ajustar. De momento, o País de Gales (20.º) aguarda o play-off que disputará com o vencedor do confronto entre a Escócia (40.º) e a Ucrânia (27.º), partida que foi adiada para junho devido à invasão russa à Ucrânia.

E, por fim, jogam-se, ainda, duas partidas do play-off internacional, de apenas uma mão – uma entre uma seleção asiática e uma sul-americana, outra entre uma seleção da Oceania e uma norte-americana. Esta quarta-feira, conhecem-se três dos participantes desses dois confrontos a realizar no dia 13 ou 14 de junho (por determinar):

  • EUA/México/Costa Rica vs. Ilhas Salomão/Nova Zelândia
  • Austrália/Emirados Árabes Unidos vs. Peru

Para evitar controvérsias, a FIFA confirmou que estes jogos serão jogados em estádios neutrais, no Catar.

Quem fica de fora?

A Itália, derrotada pela Macedónia do Norte por 1-0 no play-off europeu, não irá ao Catar. Pela primeira vez na história, a squadra azzurra falha um campeonato do mundo pela segunda vez seguida. A equipa é a campeã europeia em título.

Também a Rússia (que teria enfrentado a Polónia numa semifinal de play-off e, em caso de vitória, a Suécia na disputa pelo acesso à competição) foi banida pela FIFA do Mundial no Catar, neste caso, por motivos políticos, na sequência da invasão à Ucrânia.

Quem também não estará presente é a Suécia, que saiu derrotada na passada terça-feira pela Polónia por 2-0 no play-off de acesso.

Outros países como a Colômbia, Chile, Turquia, Noruega, Egito, Costa do Marfim, República Checa e Áustria também não conseguiram a qualificação para o Campeonato do Mundo do Catar 2022.

Seleções já qualificadas:

Pote 1
Catar (56º)
Bélgica (1º)
Brasil (2º)
França (3º)
Argentina (4º)
Inglaterra (5º)
Espanha (7º)
Portugal (8º)

Pote 2
Dinamarca (9º)
Países Baixos (10º)
Alemanha (11º)
Suíça (14º)
Croácia (15º)
Uruguai (16º)

Pote 3
Irão (21º)
Japão (23º)
Sérvia (25º)
Coreia do Sul (29º)
Canadá (33º)
Senegal (18º)
Polónia (28º)
Marrocos (24º)

Pote 4
Equador (44º)
Arábia Saudita (53º)
Gana (61º)
Tunísia (36º)
Camarões (43º)

O sorteio que irá decidir a distribuição dos participantes por oito grupos tem lugar na próxima sexta-feira, dia 1 de abril, pelas 17h00. O Mundial 2022 realiza-se no Catar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Artigo editado por Filipa Silva