O jovem britânico, Justin Lee Price, vai cumprir uma sentença de seis semanas, depois de ter proferido comentários racistas contra Marcus Rashford, após o jogador falhar uma grande penalidade na final do euro 2020.

Rashford falhou um dos penáltis da final do Euro 2020. Foto: Manchester United/ Facebook

Um jovem de 19 anos, Justin Lee Price, foi condenado, esta quarta-feira, num tribunal inglês, o Kidderminster Magistrates, a seis semanas de prisão. O britânico tinha insultado no Twitter Marcus Rashford, jogador inglês, a 11 de julho de 2021, após este falhar um penálti frente à Itália, na final do Europeu de 2020, que se realizou em Wembley.

Primeiramente, o jovem tentou evitar que o reconhecessem, alterando o seu nome de usuário do Twitter após a publicação, segundo o CPS (Crown Prosecution Service). No entanto, mais tarde, acabou por admitir ser culpado.

No mesmo jogo, Jadon Sancho e Bukayo Saka, também eles jogadores ingleses, foram igualmente alvos de comentários racistas, por terem falhado as grandes penalidades que bateram e que levaram posteriormente a Itália a vencer o Campeonato da Europa. Em setembro de 2021, outro adepto já tinha sido condenado a pena de prisão suspensa por dirigir comentários racistas, no Facebook, aos três jogadores.

Mark Johnson, procurador sénior da Coroa do CPS West Midlands, revelou que “[Justin Lee] Price teve como alvo um jogador de futebol com base na cor de sua pele e a sua ação foi claramente racista e um crime de ódio”. O procurador deixou críticas a este tipo de comentários, realçando que “aqueles que usam racialmente jogadores de futebol arruínam o jogo para todos.”

“Espero que este caso envie a mensagem de que não toleraremos o racismo e os infratores serão processados ​​em toda a extensão da lei”, concluiu.

Artigo editado por Filipa Silva