O internacional português vai despedir-se em jogo particular da seleção nacional de futsal frente à Bélgica. A partida realiza-se na próxima quinta-feira (7), às 21h30, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O “mãgico” foi homenageado em Gondomar em outubro. Foto: Inês Araújo e Silva Foto: Inês Araújo e Silva

Em novembro, Ricardinho anunciou a retirada da seleção nacional de futsal. O internacional português foi então desafiado por Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a realizar um último jogo, o jogo da sua despedida: “Que nos permitas fazer a tua última internacionalização em solo português, num pavilhão cheio. Sei que hoje sais da nossa quadra, mas sabemos que nunca sairás da Seleção de Portugal”.

Ricardinho cumprirá o grande sonho de encerrar o seu capítulo na seleção nacional em casa, em solo português, e entrando em campo com os seus filhos, algo que sempre procurou em toda a sua carreira”, divulgou a FPF em nota no site oficial.

O internacional de 36 anos deixa a seleção ao fim de 18 anos, depois da estreia em 2003 e após 187 jogos realizados. Ricardinho foi eleito seis vezes o melhor do Mundo pela seleção, tendo disputado cinco europeus (21 jogos e 22 golos marcados) e quatro mundiais (23 jogos e 22 golos).

“Vou estar de volta à Seleção Nacional, com a camisola das Quinas, e ouvir novamente o hino que tanto me faz arrepiar e que da última vez me fez chorar. Depois de mais de 40 títulos conquistados, ainda me faltava um. O presidente Fernando Gomes e a nossa FPF vão concretizar esse último título: fazer a minha despedida em solo português. Será a 7 de abril, em Gondomar. Será um dia especial, vou ter a possibilidade de me despedir onde tudo começou, onde joguei o primeiro Europeu, na minha casa e com os meus. Acima de tudo, com o grande desejo que sempre tive: entrar em campo com os meus filhos num jogo da Seleção Nacional. Eternamente grato por todo o carinho”, afirmou o jogador citado pela FPF no site oficial.

Portugal tem dois encontros particulares marcados com a Bélgica, a 7 e 9 de abril, em jogos de preparação para a qualificação para o próximo Mundial. A primeira partida realiza-se em Gondomar, “casa” de Ricardinho, no Pavilhão Multiusos, às 21h30, com transmissão no canal 11. A entrada é livre, mas é obrigatório o levantamento de bilhete.

O segundo, no qual o internacional português já não estará presente, disputa-se no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, às 20h00.

Lista de convocados

Guarda-redes: André Sousa (SL Benfica) e Edu (Viña Albali Valdepeñas);
Fixos: André Coelho (FC Barcelona), Gonçalo Sobral (CRC Quinta dos Lombos), João Matos (Sporting CP) e Tomás Paçó (Sporting CP);
Fixo/Ala: Afonso (SL Benfica);
Alas: Bruno Coelho (Napoli Futsal), Miguel Ângelo (Sporting CP), Miranda (Portimonense), Pany (Sporting CP), Pauleta (Sporting CP), Ricardinho (ACCS Futsal) e Tiago Brito (SC Braga/AAUM);
Universais: Fábio Cecílio (SC Braga/AAUM);
Pivô: Hugo Neves (Eléctrico FC)

ACCS, de Ricardinho, repescado para a final four da Liga dos Campeões

Esta sexta-feira, o nome de Ricardinho está também nas notícias por outra razão. Os franceses do ACCS, clube do craque português, vão substituir a equipa russa do Tyumen – afastada da prova por causa da invasão russa da Ucrânia –, na final four da Liga dos Campeões de futsal, anunciou a UEFA.

“Para garantir o progresso das finais da Liga das Campeões de futsal desta temporada com o formato de final four programado, a UEFA confirmou hoje a substituição do clube russo MFK Tyumen pelo clube francês ACCS Asnières Villeneuve 92, tendo este último terminado como vice-campeão do grupo da ronda de elite, atrás do MFK Tyumen”, divulgou o organismo em comunicado.

O sorteio da fase final, que conta ainda com o Sporting, Benfica e Barcelona, vai realizar-se a 7 de abril, em Nyon, na Suíça. A final four da Liga dos Campeões realiza-se entre 29 de abril e 1 de maio, na Arena Riga, na Letónia.

Artigo editado por Filipa Silva