A União de Freguesia de Gondomar, São Cosme, Valbom e Jovim abriu, esta quinta-feira, o primeiro Balcão SNS 24 do país com acesso a serviços dos Cuidados de Saúde Hospitalares, nomeadamente teleconsultas com o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), em Gondomar.

Já há centenas de balcões SNS 24 espalhados pelas juntas de freguesia do país. Foto: Junta de Freguesia de Penha de França

Foi inaugurado, esta quinta-feira, o primeiro Balcão SNS 24 do concelho de Gondomar. Localizados na União de Freguesia de Gondomar, São Cosme, Valbom e Jovim, este balcão tem a particularidade de ser o primeiro ao nível nacional a “disponibilizar o acesso a serviços dos Cuidados de Saúde Hospitalares, permitindo realizar teleconsultas com o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP)”, refere a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), em comunicado.

Na Junta de Freguesia de Cristelo, em Barcelos, no distrito de Braga, abriu, também esta quinta-feira, outro Balcão SNS24.

Com a inauguração destes dois espaços, o Norte passa agora a contar com 115 Balcões SNS 24, sendo a região do país com maior número.

Balcões facilitam acesso

Segundo se explica no site do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tem uma página dedicada ao tema, “o objetivo destes espaços é de facilitar e promover o acesso aos serviços digitais e de telessaúde entre os cidadãos e os profissionais de saúde do SNS, através de criação de condições de maior proximidade e redução de barreiras em lidar com os meios técnicos ou mesmo pela sua inexistência”.

Assim, quem quiser marcar uma consulta médica, renovar medicação crónica ou realizar uma teleconsulta, pode fazê-lo num Balcão SNS 24, com a ajuda de profissionais que vão ajudar o utente na qualidade de “mediadores digitais”.

Qualquer pessoa pode recorrer a estes balcões se necessitar de aceder aos serviços digitais do SNS, sobretudo quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e sem condições ou competências necessárias para aceder remotamente a estes serviços”, explica por sua vez a ARS-N, em nota enviada às redações.

O balcão SNS24 disponibiliza vários serviços: consultas/teleconsultas (marcar, desmarcar ou remarcar); realizar teleconsultas; consultar resultados de exames; consultar guias de tratamento; renovar/consultar medicação crónica; avaliar e registar os sintomas provocados pela Covid-19; agendar vacinação Covid-19; emitir certificados Covid da EU (vacinação/testagem/recuperação); aceder ao serviço de interpretação língua gestual portuguesa; realizar chamada para o SNS 24; pedir isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica; emissão e alteração de dados do utente.

Segundo o site oficial do SNS 24, existem duas formas de ajudar o utente: através de acesso facilitado ou do acesso mediado.

No acesso facilitado, “os serviços são sempre realizados pelo utente com o suporte do funcionário do Balcão SNS 24. Nesta modalidade pode aceder aos serviços através da área pessoal do portal do SNS 24 e/ou SNS 24 via telefone ou site. Neste caso, será o utente a fazer a sua autenticação na área pessoal do portal do SNS 24 ou a contactar o SNS 24 por telefone ou acedendo ao site.”

Na modalidade de acesso mediado, “os serviços são realizados pelo funcionário do Balcão SNS 24 em nome do utente, através da RSE | Área Administrativa. Para isso, o funcionário terá de fazer a sua autenticação nesta área”.

O projeto resulta de uma parceria entre as Administrações Regionais de Saúde, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, E.P.E.), municípios, juntas de freguesia e os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES).

Artigo editado por Filipa Silva