Nos 50 metros mariposa, o jovem do SL Benfica derrubou, por duas vezes, um recorde nacional absoluto com 13 anos. Fez o mesmo nos 100 metros livres. E ainda bateu seis recordes juniores nos Campeonatos Nacionais de Natação de Juvenis, Juniores e Absolutos, que decorreram no Centro Olímpico de Piscinas Municipais de Coimbra.

Jovem atleta do Benfica esteve em destaque nos Campeonatos Nacionais que decorreram, durante quatro dias, em Coimbra. Foto: FPN

Diogo Ribeiro garantiu, este domingo, a sua presença no Europeu e no Mundial de juniores e, também, de absolutos de natação, depois de bater um total de dez recordes no decorrer dos Campeonatos Nacionais de Juvenis, Juniores e Absolutos, que terminaram este domingo, em Coimbra. Foram seis recordes da categoria de juniores e quatro absolutos, os primeiros da sua promissora carreira.

Dos vários recordes, destaca-se o recorde nacional de 50 metros mariposa, batido por duas vezes, por Diogo Ribeiro. A primeira ainda nas eliminatórias do campeonato nacional. Com 23,69 segundos, o jovem derrubou um recorde com 13 anos do nadador olímpico Simão Morgado, alcançado no Open de Espanha, em 2009. Na final, o atleta de apenas 17 anos fez a distância ainda mais rapidamente, estabelecendo um novo máximo nacional: 23,54 segundos. O anterior máximo do atleta de apenas 17 anos já era impressionante – 24,02 segundos, alcançados em dezembro no Open de Natação do Jamor. 

O jovem, que pertence aos quadros dos juniores do SL Benfica, bateu ainda o recorde de 100 metros livres com um novo máximo de 48,72 segundos, no primeiro dia da competição de piscina longa. Inicialmente, atingiu um tempo de 48,96 segundos nas qualificações e tornou-se no primeiro português a baixar dos 49 segundos. Pela tarde, já na luta pelo título nacional, conseguiu fazer a piscina em 48,72 segundos.

Com estes tempos, o novo recordista nacional dos 50 metros mariposa e dos 100 metros livres garantiu a sua presença no Europeu e Mundial de juniores e, também, no Europeu e Mundial de absolutos, que terão lugar, respetivamente, em Roma, em agosto, e Budapeste, em junho.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Federação Portuguesa Natação (@fpnatacao)

Ainda nos campeonatos nacionais, Miguel Nascimento igualou, com 22,16 segundos, o seu próprio recorde nacional absoluto de 50 metros livres nacionais, alcançado em dezembro de 2020. Diogo Ribeiro, seu companheiro de equipa no SL Benfica, ficou mesmo atrás, com 22,43 segundos. Miguel Marques, também do Benfica, ficou em terceiro, com 22,92 segundos.

Na natação feminina, esteve em destaque Camila Rebelo, que bateu, nas eliminatórias deste domingo, o recorde nacional absoluto de 200 metros costas com 2 minutos e 15 segundos, depois de ter alcançado o recorde de 100 metros costas no dia 1 de abril.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Federação Portuguesa Natação (@fpnatacao)

Ana Pinho Rodrigues bateu o recorde nacional absoluto de 50 metros bruços, que já detinha desde 2017, ano em que conseguiu 31,35 segundos. A nadadora alcançou, este fim de semana, o recorde por duas vezes, primeiro nas eliminatórias (31,24s) e depois nas finais (31,23s), sagrando-se campeã nacional da categoria e garantindo os mínimos para ir ao Europeu, em Roma.

 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Uma publicação partilhada por Federação Portuguesa Natação (@fpnatacao)

Carolina Fernandes, do Galitos/Bresimar, também se sagrou campeã nacional em juniores, com um tempo de 01.00,20 segundos, nos 100 metros mariposa. Desta forma, alcança os mínimos para o Europeu e Mundial de juniores.

Artigo editado por Filipa Silva