A 64.ª edição dos Grammys juntou, na madrugada de domingo para segunda-feira (3 e 4 de abril), em Las Vegas, o melhor da indústria da música norte-americana. A cerimónia decorreu na MGM Grand Garden Arena e foi transmitida para todo o mundo. Jon Batiste, Silk Sonic e Olivia Rodrigo foram os vencedores das principais categorias da edição.

Jon Batiste, artista jazz, liderava as nomeações, tendo sido destaque ao vencer as principais categorias, conquistando o prémio de Álbum do Ano com “We Are.”, que superou nomeações como “Happier Than Ever” (Billie Eilish), “Montero” (Lil Nas X) e “Evermore” (Taylor Swift). Batiste venceu ainda nas categorias Melhor Performance de Música de Raízes Americanas e Melhor Canção de Música de Raízes Americanas, pela canção “Cry”.

Foi uma noite especial para a novata Olivia Rodrigo, que levou para casa 3 troféus: Artista Revelação, Melhor Álbum de Pop Vocal e Melhor Performance Solo Pop. Silk Sonic, duo de Anderson .Paak e Bruno Mars, também triunfaram ao conquistar Gravação do Ano com “Leave the Door Open”, Canção do Ano, Melhor Performance R&B e Melhor Canção R&B do Ano, com o mesmo single, que interpretaram ao vivo.

A noite foi ainda marcada por homenagens a Taylor Hawkins, baterista da banda Foo Fighters, recentemente falecido. A banda ganhou, de resto, três Grammys nas categorias de rock, mas cancelou a atuação na cerimónia. Billie Eilish homenageou o baterista durante a interpretação de “Happier Than Ever” ao vestir uma camisola com uma fotografia do baterista. A jovem artista de 20 anos foi nomeada para sete Grammys, mas não venceu em nenhuma das categorias.

Trevor Noah foi o apresentador da cerimónia, que incluiu o discurso de Volodymyr Zelenksy, presidente da Ucrânia. A intervenção exibida durante a gala apelou à verdade sobre a invasão russa: “na nossa terra estamos a lutar contra a Rússia, que traz um horrível silêncio com as bombas. O silêncio da morte”, disse.

A cerimónia contou com as atuações de Lady Gaga, Olivia Rodrigo, Billie Eilish, BTS, Jon Batiste, H.E.R., Lil Nas X, J. Balvin, entre outros.

Conheça os vencedores das principais categorias da 64.ª edição dos Grammys: